TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Alunos da Escola Municipal Issa Nacli vêem de perto como funciona o transporte coletivo


Cristiane K.dos Santos/URBS

| 7/8/2015

Com a visita de 35 alunos da Escola Municipal CEI Issa Nacli, localizada no Uberaba, a Urbs reiniciou nesta quinta-feira (6) o projeto Informar para Formar.

Esta é a oitava edição do projeto que a cada mês apresenta o sistema de transporte coletivo da cidade a uma turma de alunos de 5.ª série do ensino fundamental.

Desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, o projeto tem como objetivo incentivar o cuidado com os bens públicos, como  ônibus, terminais e estações. A programação começa com o hastear das bandeiras na pracinha da Rodoviária, seguido de palestra com apresentação de vídeos e imagens, lanche e visita ao Centro de Controle Operacional da Urbs, onde as crianças vêem o funcionamento do sistema em tempo real.

Iniciado em setembro do ano passado, com edições mensais, o Informar para Formar recebeu em torno de 350 crianças.

"É muito bom, a gente vê como tudo funciona, é bem interessante", conta Raissa Kauany, de 10 anos. E, como a maioria dos alunos, a parte que mais atraiu sua atenção foi a do vandalismo. "É muito triste que aconteçam coisas assim", diz ela, depois de ver imagens de ônibus e estações depredados, levando desconforto e risco para os usuários e aumentando os custos do transporte.

A colega Sabrina Torrezan, também de 10 anos, partilha do mesmo sentimento. "O que mais me chamou atenção foi o vandalismo. Isso não devia acontecer", disse.

A professora Erica Gamboa diz que o resultado da visita à Urbs é muito positivo. "Essas crianças vão contar em casa, na família, com amigos, vão ajudar a multiplicar essa informação. É uma conscientização importante para que eles ajudem a cuidar dos bens públicos e essas crianças que participam desse projeto com certeza serão mais conscientes nessa questão, vão multiplicar as boas ações".

O projeto é voltado inicialmente a alunos da rede municipal de ensino e poderá ser estendido, na sequência, a escolas da iniciativa privada para que mais crianças tenham oportunidade de participar. A ideia é que futuros usuários cheguem ao sistema de transporte já sabendo como ele funciona, que importância ele tem no dia a dia da cidade, e como ajudar a preservar os equipamentos e combater o vandalismo.

Categoria: Eventos