Alunos de escolas municipais passeiam na Linha Turismo

Foto: PMC

| 28/8/2019

Estudantes fizeram vídeo sobre o que aprenderam no projeto Cidadania Jovem - Informar para Formar e foram premiados

Alunos das escolas municipais Sady Souza e Michel Khury venceram o concurso do projeto Cidadania Jovem - Informar para Formar e foram premiados com um passeio realizado nesta segunda-feira (27/8) na Linha Turismo. As crianças também ganharam a companhia da Curitibinha, personagem que diverte transferindo conhecimentos sobre a história da cidade.

O projeto foi planejado e é executado em conjunto pela Urbanização de Curitiba S.A. (URBS) e a Secretaria Municipal da Educação (SME). A intenção é desenvolver o comportamento responsável em novos usuários do transporte coletivo e a ação é voltada a estudantes da rede municipal de ensino.

O concurso busca estimular os estudantes a demonstrarem por meio da produção de um vídeo, de forma criativa, original e coerente, o que aprenderam com o projeto. Podem concorrer todos aqueles que participam dos encontros na URBS durante este ano de 2019.

O projeto

Assim funciona o projeto: um ônibus cedido pela URBS vai até as escolas às 13h30 para buscar as crianças. As crianças chegam na URBS entre 14h e 14h15 e são iniciadas as atividades. Na praça em frente a Rodoferroviária, os estudantes têm um momento cívico. Cantam o Hino Nacional e acompanham o hasteamento das bandeiras. Depois, seguem, para o Auditório onde assistem uma palestra sobre o sistema de transporte coletivo e suas tecnologias, Passe Escolar e sobre o prejuízo causado para a cidade e para os cidadãos com atos de vandalismo, fura-catracas e rabeiras. Ao término do bate-papo sobre cidadania e educação, é servido um lanche e todos finalizam a tarde conhecendo o Centro de Controle Operacional (CCO). No local, acompanham o trabalho de técnicos que monitoram o funcionamento do sistema de transporte coletivo da cidade.

Durante os meses letivos, são feitos quatro encontros, a cada quinta-feira, com duas turmas de 30 alunos. Desses encontros saem as ideias para pautar o conteúdo do vídeo, que deve ter três minutos. A escolha dos vencedores se baseia na criatividade e na coerência dos vídeos encaminhados.

Categoria: Eventos