Alunos do IFPR participam do projeto Cidadania Jovem

Foto: Valdecir Galor/SMCS

| 1/10/2015

Um grupo de alunos Instituto Federal do Paraná (IFPR) esteve nesta quarta-feira (30) na Urbs para conhecer o funcionamento do transporte coletivo e os prejuízos causados pelo vandalismo no sistema. Estudantes do curso de Contabilidade de nível médio, os 45 adolescentes participaram ativamente da programação, não só fazendo perguntas, levantando questionamentos, mas também apresentando sugestões.

O grupo aprovou a iniciativa da Urbs que pretende, através do projeto Cidadania Jovem, repassar conhecimento sobre o transporte coletivo e atuar na conscientização da importância da preservação de bens públicos como é o caso dos ônibus, terminais, estações-tubo e outros equipamentos do sistema.

“Conhecer tudo isso foi ótimo. A população não sabe como funciona. A gente só ouve dizer isso e aquilo, sem saber o que acontece. E agora nós podemos falar para outras pessoas, levar isso para a frente”, afirma Isabela de Matos Cruz, 15 anos, que participou da programação.

Um dos questionamentos levantados por ela durante a conversa com técnicos da Urbs foi de que é muito difícil avisar o motorista quando se vê alguém furando a catraca ou riscando um vidro. “A gente fica com medo, até atravessar um biarticulado inteiro, eles podem reagir contra a gente, não é?”.

A resposta foi que essa ajuda do usuário para combater o vandalismo e a invasão pode ser feita pelo telefone 156. O usuário não deve se expor a riscos, por isso ele pode ligar, mesmo depois, para o 156. O importante, explicaram os técnicos, é que as pessoas liguem, avisem o que está ocorrendo e, com isso, ajudem a mapear os pontos onde é preciso reforçar a fiscalização e concentrar ações da Guarda Municipal.

João Gabriel Morais, de 14 anos, é da mesma opinião e se mostrou indignado ao ver imagens de jovens quebrando vidros de estações e riscando vidros dos ônibus. “Tem muito ônibus riscado, é lamentável”, constatou, destacando que vai ligar para o 156 sempre que perceber algum tipo de vandalismo.

Professor de Física, há seis anos morando em Curitiba, o carioca Marcos Otaviano destaca a importância do projeto. “Apesar dos problemas, Curitiba tem um transporte de excelência, acima do patamar do restante do país”, diz ele. “E esse tipo de projeto voltado à formação dos nossos jovens é muito interessante. Temos sempre que buscar inovação, idéias novas, e nesse contexto, parcerias como esta são muito importantes”.

Desenvolvido a partir de setembro do ano passado, inicialmente com turmas de quinta série do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, o projeto reuniu, ao longo de um ano, mais de 500 jovens e crianças de nove escolas municipais e dos cursos do IFPR de mecânica, petróleo e gás, jogos digitais e contabilidade, Ainda para este ano estão programados encontros com mais quatro turmas do IFPR  e duas escolas municipais, num total de 250 alunos.

Nesta quinta-feira (1) o projeto vai reunir 35 alunos de quinta série da Escola Municipal Papa João XXIII. A programação começa às 9h com hasteamento das bandeiras, seguido de uma apresentação do funcionamento sistema, lanche e visita monitorada ao Centro de Controle Operacional da Urbs, onde os estudantes podem acompanhar o monitoramento do sistema em tempo real.

Categoria: Eventos