Binário no Santa Quitéria entra em operação na tarde desta sexta-feira

Foto: Valdecir Galor/SMCS

| 6/4/2018

A partir das 15h desta sexta-feira (6/4), as ruas Major França Gomes e João Alencar Guimarães, no Santa Quitéria, passam a ter sentido único de circulação para veículos no trecho entre a Avenida Presidente Arthur Bernardes e a Rua Herbert Neal. É o início do funcionamento do binário que vai atender os moradores do bairro e os cerca de 20 mil motoristas que trafegam diariamente pela região.

A João Alencar Guimarães é a continuação da Avenida Iguaçu e seguirá no sentido bairro. Já a Major França Gomes irá no sentido Centro, até encontrar a Avenida Getúlio Vargas. As duas ruas compõem uma importante ligação entre os bairros Batel, Água Verde, Santa Quitéria e Campo Comprido.

Com a criação do binário, será possível organizar o fluxo de veículos e reduzir o tempo de percurso, principalmente para o transporte coletivo.

Nesta sexta-feira, agentes de trânsito estarão na região para organizar o fluxo desde o início da tarde. Eles darão orientações aos motoristas nos dez dias seguintes à implantação do binário. Caso seja necessário, continuarão o trabalho no binário por mais dias.

Características

O binário terá extensão aproximada de três quilômetros - contando as três primeiras quadras da João Alencar Guimarães, que já têm sentido único.

Como preparação para a mudança, a rua João Alencar Guimarães recebeu novo pavimento, além de nova sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura no pavimento), feitas pela Superintendência de Trânsito (Setran).

“O projeto incluiu ainda formas de tornar segura a travessia dos pedestres”, observa o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

Foram instaladas duas faixas elevadas em pontos com grande circulação de pessoas. Uma delas fica logo após a Rua Herbert Neal, com uma ilha de travessia no meio da pista para facilitar a passagem dos pedestres. A segunda faixa elevada foi colocada em frente à Igreja Batista Memorial de Curitiba e ao lado do Centro de Educação Infantil Matita Perê.

Categoria: Outros