Consultas do Inter 2 reúnem 559 pessoas

Foto: Renato Oliveira D Prospero

| 1/11/2019

A Prefeitura fechou a primeira etapa de consultas públicas do Projeto Inter 2, na tarde de quinta-feira (31/10), com a participação de 127 pessoas, em reunião na Igreja São José Trabalhador, no Campina do Siqueira. Ao todo, 559 pessoas participaram dos quatro eventos de apresentação do projeto de inovação do transporte público da cidade no âmbito das regionais do Cajuru, Portão, Boqueirão e Santa Felicidade.
No bairro Campina do Siqueira, a quarta consulta do projeto teve como foco as intervenções previstas para a Regional de Santa Felicidade. A comunidade participou com o envio de sugestões por escrito, que serão avaliadas e respondidas pela equipe técnica do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Até o dia 18 de novembro é possível encaminhar sugestões ao projeto, clicando no banner em destaque no site da Prefeitura e escolhendo a opção “Registre sua opinião aqui”.
O projeto se encontra na fase de montagem do programa de financiamento e os eventos fazem parte do programa de Obras Múltiplas do Inter 2. Novas reuniões com a comunidade serão feitas por ocasião do plano de obras. A estimativa é que o contrato com o organismo financiador seja assinado no começo do ano que vem e em 2021 sejam iniciadas as obras, com previsão de término para 2025.

Melhorias
Com as obras do Inter 2 haverá a reestruturação de 23 quilômetros de vias e calçadas na região, a implantação do binário das ruas Jacarezinho e Rosa Saporski, a nova estação Mercês e a reconstrução do Terminal Campina do Siqueira, que será integrado também ao futuro Ligeirão Leste-Oeste. O novo terminal contará ainda com bicicletário, vestiários e estrutura de apoio ao ciclista e será integrado às ciclofaixas da estrutural Leste-Oeste previstas no Plano de Estrutura Cicloviária.
Também estão na área de abrangência a Trincheira das Avenidas Mário Tourinho com Nossa Senhora Aparecida, em obras, além da ampliação da capacidade da rotatória da Fonte de Jerusalém. Na sequência do eixo em direção ao Portão pela Avenida Presidente Arthur Bernardes haverá faixas exclusivas ao Inter 2, o miniterminal do Santa Quitéria e os binários das Ruas Ulisses Vieira e Vital Brasil e Ruas Doracy Cezzarino e Arthur Bernardes.

Investimentos
Os investimentos previstos para o Projeto do Inter 2 somam R$ 534 milhões, dos quais R$ 427,2 milhões com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida da Prefeitura de R$ 106,8 milhões.
Com o projeto Inter 2 haverá a melhoria da infraestrutura viária e de equipamentos para o aumento da velocidade operacional e a ampliação da capacidade de carregamento do Ligeirinho Inter 2 e Interbairros II, dos atuais 155 mil transportados diariamente pelas duas linhas para 181 mil passageiros/dia.
O conjunto de obras irá contemplar a construção de novos terminais de integração, requalificação de 70 quilômetros de vias, com a implantação de 30 quilômetros de novas faixas exclusivas aos ônibus, além de novos binários de tráfego e obras de arte num itinerário por onde passam as linhas que mais transportam passageiros na cidade.