Créditos no cartão da Urbs continuarão válidos por seis meses nas linhas metropolitanas

SMCS

| 12/2/2015

Usuários que possuem cartão da Urbs com créditos carregados até o dia 6 de fevereiro poderão utilizá-los por seis meses também ao embarcar em ônibus da rede integrada nos municípios da região metropolitana. A decisão acaba de ser tomada em reunião no Ministério Público de Defesa do Consumidor, durante a qual a Urbs colocou à disposição da Comec o seu sistema de bilhetagem, de forma a permitir a prorrogação do uso do cartão nos ônibus que vêm de cidades vizinhas a Curitiba. A medida evita prejuízos para os usuários da região metropolitana que possuem os cartões da Urbs.

"Não seria justo que usuários que compraram créditos e estão com os cartões carregados fossem prejudicados pelas mudanças promovidas pela Comec no sistema metropolitano de transporte", diz o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Jr.

Durante a reunião, Gregório também apresentou a proposta de adaptar o sistema de bilhetagem mantido pela Urbs para uso permanente no sistema de transporte metropolitano integrado.  Isso permitiria que o usuário que se desloca de municípios da região metropolitana para Curitiba continuasse utilizando um único cartão. "Temos uma rede de 750 validadores instalados em terminais e estações tubo, que oferecemos à Comec para facilitar a vida do usuário, além de evitar que recursos públicos precisem ser destinados para a implantação de uma nova estrutura", disse Gregório.

A proposta faz parte do esforço da Urbs para manter a integração do transporte depois que a Comec anunciou o encurtamento do trajeto de várias linhas metropolitanas. Na quarta-feira, a Urbs anunciou alterações que serão implantadas a partir de sábado (14) na operação de ligeirinhos que atendem usuários de Araucária, Campo Largo, Colombo e São José.

Urbs altera operação de Ligeirinhos para que passageiro não pague duas vezes

Créditos

Com o acordo fechado nesta quinta no Ministério Público, quem possui créditos no cartão transporte da Urbs poderá utilizá-los  em terminais e estações tubo de Curitiba e, durante seis meses, também nos validadores de estações e terminais dos municípios participantes da rede integrada.

No caso dos créditos comprados até o dia 5 de fevereiro (véspera do reajuste da tarifa), o valor debitado será de R$ 2,85 para quem utilizá-los até 6 de março. A partir do dia 7 de março, os créditos continuam válidos, mas o valor debitado passa a ser de R$ 3,30.
No caso de créditos adquiridos no dia 6 de fevereiro, o valor debitado é de R$ 3,30 desde já, uma vez que esse foi o dia do reajuste da tarifa.

Para quem não possui créditos no cartão da Urbs e se desloca entre a capital e a região metropolitana, a recomendação é que siga as novas regras. Por exemplo: se o passageiro vai fazer 20 embarques por mês em Colombo e 20 embarques por mês em Curitiba, deve comprar 20 créditos no cartão da Urbs e os outros 20, no vale-transporte de papel criado pela Comec para as linhas metropolitanas.

Categoria: Tarifa