Crianças querem mostrar projeto de mobilidade urbana ao prefeito

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

| 17/9/2019

Uma viagem pelo sistema de transporte de Curitiba e os desafios de promover o deslocamento de milhões de passageiros diariamente são objeto de estudo dos alunos do 5° ano da Escola Municipal Sady de Souza, no Sítio Cercado.

O projeto Biarticulando Saberes, iniciado em março deste ano, é coordenado pela professora de Geografia Micheli Panzarini.
Nesta última fase, a turma quer visitar o prefeito Rafael Greca e mostrar o projeto elaborado com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre as melhores atitudes para uma boa mobilidade nas cidades.

Os alunos desenvolveram uma série de atividades, construíram o protótipo de um biarticulado, fizeram uma frota de ônibus de cartolina e lapbooks registram as fases do projeto.

Eles também visitaram a sala de controle da Urbs, conversaram com os técnicos e elaboraram um vídeo com a experiência. A iniciativa foi premiada pela Secretaria Municipal da Educação.

“Tudo começou com matérias de jornal sobre o transporte coletivo de Curitiba, os alunos começaram a fazer questionamentos sobre o preço da tarifa, como são definidas as rotas dos ônibus e os assuntos foram brotando”, explicou a professora Micheli.

Aprendizado e conscientização

Na visita à Urbs, as crianças conheceram os maiores problemas enfrentados pelo transporte público na atualidade, entre eles o da depredação dos veículos e equipamentos que desfalcam o sistema e encarecem a tarifa.

“Vimos vídeos de pessoas destruindo estações-tubo, de 'fura-catracas' e também de ‘pega rabeiras’. As crianças ficaram admiradas com as imagens devido ao desrespeito demonstrado pelos vândalos”, explicou a professora Micheli.

Para pontuar cada passo do projeto, os estudantes confeccionaram lapbooks, dobraduras em forma de ônibus, onde puseram suas observações sobre as fases do projeto.

Estímulo ao aprendizado

“Tudo foi interessante: os passeios, a elaboração dos textos e o aprendizado sobre o sistema de ônibus de Curitiba”, relatou a estudante Emanuelle Beatriz Almeida, de 10 anos.

Para Jorge Celso de Brito, 12 anos, a descoberta foi ainda mais surpreendente, já que ele veio com a família de Juazeiro do Norte (Ceará), uma realidade bem diferente da encontrada aqui.

“Está sendo muito interessante aprender sobre o sistema de transporte de Curitiba, as cores dos ônibus que definem o tipo de serviço que prestam. Hoje a gente tem a noção de quantos veículos circulam pela cidade, é um aprendizado para a vida”, resumiu.

Melhora no rendimento escolar

Para a professora Micheli, os ganhos da turma são evidentes. “Houve maior aproveitamento dos conteúdos, uma vez que estes foram relacionados à realidade que presenciaram. A metodologia ativa possibilitou que estudantes com dificuldades de aprendizagem tivessem uma melhora no rendimento”, avaliou.

No próximo dia 26, um técnico da Superintendência de Trânsito (Setran) vai até a escola para falar sobre o trânsito de Curitiba em todos os seus aspectos.

Para ampliar o leque da mobilidade urbana, a turma também receberá a visita de um grupo de ciclistas. Eles vão falar sobre a rotina de quem usa este tipo de modal como transporte.