Qui, 30 de Outubro de 2014

Das seis linhas interbairros que operam na cidade, a III é a mais extensa

| 4/7/2012

A linha interbairros III, que liga o Terminal Santa Cândida ao Terminal Capão Raso, é a mais extensa de todas as demais linhas interbairros, com 59,6 quilômetros de extensão (Ida e volta), e com passagem em outros três terminais durante o percurso.

Criada em 1980, a linha pendular hoje conta com uma frota de 21 ônibus articulados de cor verde. Eles fazem o percurso com frequência média de 8,5 minutos, em aproximadamente 180 minutos (ida e volta), transportando cerca de 25 mil passageiros em dias úteis, segundo dados estatísticos da Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, que gerencia o sistema de transporte urbano.

No trajeto entre o ponto de partida e de chegada da linha pendular estão outros três terminais -  Bairro Alto, Oficinas e Carmo -, que permitem a integração físico-tarifária e o deslocamento a outros pontos da cidade com o pagamento de uma só tarifa. Nos domingos, quando o movimento de passageiros é menor, esse roteiro é recomendado para quem quer conhecer parte da cidade mais de perto, pagando a tarifa domingueira de apenas R$ 1,00.

As linhas interbairros, que hoje são seis, inauguraram a chamada Rede Integrada de Transporte (RIT), que em 19 de setembro deste ano completa 33 anos, quando se comemora a implantação pioneira da linha Interbairros II, em 1979. A chamada linha Interbairros I começou a operar apenas em dezembro de 1980, com saída da rua Carlos Pioli, no Centro Cívico.

Itinerário – Um circuito a bordo do Interbairros III significa conhecer não só inúmeras ruas, mas muitos bairros por onde a linha passa.

Confira o longo percurso, do Terminal Santa Cândida ao do Capão Raso:

A partir do Terminal Santa Cândida, o trajeto é feito pela avenida Marechal Mascarenhas de Moraes e ruas Arnaldo Francisco Scremin, Edmar Barone, Júlio Bartolomeu Taborda Luiz, Alberico Flores Bueno, Albino Kaminski e Adílio Ramos, por onde chega ao Terminal Bairro Alto.

Daí em diante, prossegue pelas ruas José de Oliveira Franco, José Veríssimo, Pedro Eloy de Souza, Visconde de Abaeté, Brasílio  de Lara, avenida Victor Ferreira do Amaral, ruas Pastor Manoel Virgínio de Souza, Engenheiro Alberto Monteiro de Carvalho, Paulo Kissula, avenidas Maurício Fruet e Presidente Affonso Camargo, ruas da Trindade, dos Ferroviários e Engenheiro Costa Barros, por onde chega ao Terminal Vila Oficinas.

Os ônibus continuam o roteiro pelas ruas Engenheiro Costa Barros, Roraima, Luiz França, Sebastião Marcos Luiz, Doutor Carlos Bruno Breithaupt, Capitão Leônidas Marques, Henrique Mehl, avenida Senador Salgado Filho, ruas Rodolfo Bernardelli, Coronel Luiz José dos Santos, das Carmelitas, Napoleão Laureano, Josépha Deren Destefani e avenida Marechal Floriano Peixoto, quando chega ao Terminal Carmo.

A última etapa da viagem , deixando o terminal, é pela avenida Marechal Floriano, ruas Josépha Destefani, Tenente Francisco Ferreira de Souza, Waldemar Loureiro Campos, Professora Emma Carvalho dos Santos, Omar Raymundo Picheth. Segue por um trecho da BR-476, e prossegue pelas ruas Stephana Pietruza, Jovina de Oliveira Karan, Marechal Althayr Roszanny, João Marquesi, Professor João Mazzarotto, Francisco Raitani, Irmãs Paulinas, André João Gasparin e avenida República Argentina, com ponto final o Terminal Capão Raso.

A viagem de retorno, do Terminal Capão Raso ao de Santa Cândida, também é dividida em quatro etapas, com o seguinte percurso:

Deixando o Terminal Capão Raso, o Interbairros III  circula pelas ruas Deputado Waldemiro Pedroso, Antônio Gasparin, Luiz del Gobbo, Vereador Adeodato Volpi, Professor João Mazzarotto, João Marquesi, Marechal Althayr Roszanny, Santa Regina, Elói Orestes Zeglin e Ipiranga. Após trafegar por trecho da BR-476, prossegue pelas ruas Barão de Santo Ângelo, Floraí, Waldemar Loureiro de Campos, Frederico Maurer, Gabriel Corisco Domingues, Italino Peruffo, por onde chega à avenida Marechal Floriano Peixoto e ao Terminal Carmo.

A etapa seguinte, deixando o terminal é pelas ruas Napoleão Laureano, das Carmelitas, Coronel José Luiz dos Santos, anal Belém, Rodolfo Bernardelli, avenida Senador Salgado Filho, rua Rosa Mehl, avenida Comendador Franco (das Torres), além das ruas Henrique Mehl, Capitão Leônidas Marques, Doutor Carlos Bruno Breithaupt, Sebastião Marcos Luiz, Luiz França, Roraima e Engenheiro Costa Barros, que dá acesso ao Terminal Vila Oficinas.

O terceiro segmento da viagem do Interbairros III, segue pelas ruas Engenheiro Costa Barros, dos Ferroviários, da Trindade, avenida Maurício Fruet, ruas Paulo Kissula, Engenheiro Alberto Monteiro de Carvalho, Pastor Manoel Virgínio de Souza, avenida Victor Ferreira do Amaral, ruas Brasílio de Lara, Visconde de Abaeté, Pedro Eloy de Souza, José Veríssimo e José de Oliveira Franco – que é o caminho que leva ao Terminal Bairro Alto.

A última etapa do circuito é composto pelas ruas Adílio Ramos, Albino Kaminski, lberico Flores Bueno, Júlio Bartolomeu Taborda Luiz, Edmar Barone, Arnaldo Francisco Scremin e a avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, quando chega ao Terminal Santa Cândida.