Desfile movimenta Pinheirinho e altera trânsito no domingo

Ilustração: AOC/URBS

| 28/8/2014

Cerca de 40 mil pessoas devem participar no próximo domingo (31) do Desfile Cívico Militar do Pinheirinho. A previsão é que, além das 8 mil pessoas que vão desfilar, mais 32 mil acompanhem o evento nas ruas da região. O desfile começa  às 9 horas e acontece pelo 15º ano consecutivo, como parte da  programação oficial da Semana da Pátria. Por causa do desfile, haverá mudanças no trânsito e no trajeto de 30 linhas de ônibus na região (ver abaixo).
O tema escolhido para este ano é “recicláveis e a redução do lixo”.

O desfile começa na Rua da Cidadania e segue por aproximadamente 800 metros pela Avenida Winston Churchill. Vão participar a Banda Lira, Exército, Cindacta, as Polícias Militar, Civil e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Guarda Mirim, União dos Escoteiros do Brasil, Secretaria Municipal de Saúde, Fundação de Ação Social (FAS), entre outros. Os estudantes devem ser maioria no desfile. Está confirmada a presença de 23 escolas municipais, quatro colégios estaduais, além de instituições de ensino privadas.

O administrador regional do Pinheirinho, Edgar Otto Hauber Júnior, diz que o desfile cívico militar deve se estender até por volta de meio-dia. Ele lembra que haverá uma área reservada para o embarque e desembarque dos ônibus que vão levar os participantes do desfile e as ruas do entorno estarão fechadas. Por isso, o administrador recomenda que o público use o transporte coletivo para chegar ao local. Se chover, o evento será cancelado.

Fazendinha

O Colégio Estadual Avelino Antônio Vieira, no bairro Fazendinha, também vai promover um desfile cívico no dia 5 de setembro, a partir das 8 horas. A diretora da escola, Tania Mara Morais Cordeiro, conta que vão participar os 1.400 alunos da instituição, além de estudantes de escolas municipais da região que foram convidadas para o evento. A expectativa é de que 2 mil crianças e adolescentes percorram as ruas no entorno da escola. “Nosso objetivo é estar presente na comunidade”, diz a diretora.

Ônibus

Trinta linhas de ônibus que circulam pela Avenida Winston Churchill e ruas do entorno, e que saem ou chegam ao Terminal do Pinheirinho, terão seus trajetos temporariamente alterados pela Urbs  das 6 às 14  horas do próximo domingo (31), em virtude da realização do  tradicional desfile cívico-militar no Pinheirinho.

O bloqueio de ruas da região começa às 6h30, pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). A avenida estará interditada no trecho que vai do entroncamento com a Rua André Ferreira Barbosa até o cruzamento com a Rua José Rodrigues Pinheiro.

Confira o que muda no trajeto dos ônibus durante o evento:

• Circular Sul (sentido horário) – no sentido Terminal Pinheirinho, a partir do bloqueio da Avenida Winston Churchill, tráfego pela Rua André Ferreira Barbosa. Já no sentido horário, tráfego pelas ruas João Rodrigues Pinheiro e Marechal Octávio Saldanha Mazza.

• Pinheirinho/CIC – Ao deixarem o terminal, ônibus seguem pelas ruas  João Rodrigues Pinheiro e Marechal Octávio Saldanha Mazza.

• Linha Direta Sítio Cercado – sentido anti-horário – os ligeirinhos vindos pela Rua Marechal Octávio Saldanha Mazza chegam ao terminal pela Rua Marechal Rondon, e prosseguem viagem com saída pela Rua João Rodrigues Pinheiro e retorno à Rua Marechal Octávio Mazza.

• Ganchinho; Rio Negro; Pinheirinho/Zoológico; Piratini/BR-476; Maria Angélica; Londrina; Santa Joana; Pinheirinho; Futurama; Palmeira; Luiz Nichele; Umbará; Pirineus – todas essas linhas, no sentido terminal, desviam pela Rua André Ferreira Barbosa, retornando pelas ruas  João Rodrigues Pinheiro e Marechal Octávio Saldanha Mazza.

Araucária/Pinheirinho;Quitandinha/Pinheirinho; Fazenda/Pinheirinho;  Santa Rita/Pinheirinho; Jardim da Ordem; Pompéia; Rurbana; Rio Bonito; Vitória Régia; Kamyr; Ludovica; Cachimba/Olaria – os ônibus que fazem  essas linhas procedem todos da BR-476, e durante o desfile cívico-militar desviam, quando em direção ao Terminal Pinheirinho, pela Rua André Ferreira Barbosa, com retorno pelas ruas João Rodrigues Pinheiro e Marechal Octávio Saldanha Mazza.