Empresas do transporte coletivo receberam R$ 800 milhões desde o início do ano

Foto: Maurilio Cheli/SMCS

| 24/11/2014

A Urbs, que gerencia o transporte coletivo de Curitiba, recebe de forma positiva a proposta do Sindicato das Empresas de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) de fazer auditoria na bilhetagem eletrônica de Curitiba. De acordo com o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Júnior, o Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC) é formado por recursos públicos e que tem contas abertas para quem desejar analisá-los.

“Seria um bom momento para propormos, também, uma auditoria no sistema privado de bilhetagem eletrônica que opera na Região Metropolitana de Curitiba”, disse Silva Júnior, em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (21), na Prefeitura de Curitiba.

O número de passageiros da Rede Integrada de Transporte (RIT) é conferido três vezes ao dia, no momento da troca dos turnos. Boa parte do valor das passagens, 45%, entra diretamente nos cofres das empresas, no caso dos usuários que pagam a tarifa em dinheiro.

A Urbs repassou para as empresas, desde o início do ano, aproximadamente R$ 800 milhões, referentes ao faturamento do serviço. Além disso, foram repassados outros R$ 30 milhões para pagamento de impostos exclusivos, como, por exemplo, imposto de renda. Lembrando que as empresas alegam prejuízo.

Também foram repassados este ano para as empresas R$ 16,7 milhões (adiantados) para pagamento de 13.º salário para seus empregados.

Por esses motivos, a Urbs estranha as declarações do Setransp de que os empresários não têm condições de honrar com seus compromissos trabalhistas.

“Estamos defendendo os usuários do transporte coletivo. Não vamos ceder a pressões para aumentar os custos e tomaremos todas as medidas cabíveis para que o serviço seja prestado normalmente”, disse Silva Júnior.

As empresas alegam que R$ 9,6 milhões que cobram da Urbs judicialmente pouco mais de 1% do que já receberam neste ano. Tais receitas são em média de R$ 79,4 milhões por mês, dos quais cerca de R$ 36 milhões entra direto no caixa das empresas.

Categoria: Tarifa