TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Encontro debate atendimento de cegos com cães-guia nos ônibus


Foto : Lucilia Guimarães/SMCS

| 13/9/2018

A Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoveu, nesta quarta-feira (12/9), uma palestra para representantes das dez empresas de transporte coletivo de Curitiba, na Urbs. O tema do encontro foi o atendimento aos cegos que usam o transporte público da cidade.

A reunião também contou com a presença de duas pessoas com deficiência visual, acompanhados de seus cães-guia. Eles puderam falar sobre as principais dificuldades que enfrentam no transporte coletivo e apresentar sugestões para que as empresas possam melhorar o atendimento. 

O diretor de transportes da Urbs, Aldemar Venancio Martins Neto, ressaltou a importância de debater o assunto. “É preciso romper barreiras e tornar o atendimento ao público cada vez melhor. Suprindo as necessidades de todos”, disse Neto. 

Dayane Bubalo é uma das seis pessoas cegas que têm cão-guia na cidade. “Depois da nossa sugestão, ficou estabelecido que os motoristas serão orientados a pararem os ônibus e informarem a linha que estão conduzindo. Isso irá facilitar muito o nosso dia a dia”, explicou.   

Para Roberto Leite, deficiente visual, conhecer por meio da fala de cegos às suas dificuldades faz com que as pessoas se sensibilizem pela causa. “Acredito na informação e na empatia. Estou à disposição das empresas para ir pessoalmente falar com os motoristas”, ressalta Leite. 

“Sempre se fala em acessibilidade arquitetônica. Embora seja muito importante, a acessibilidade de atitudes é ainda mais. É com ações como essa e com a empatia que tornaremos a cidade cada dia mais acessível”, disse Denise Moraes, coordenadora da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Treinamentos

Representantes das empresas informaram que realizam treinamentos periódicos com os funcionários e que o tema acessibilidade é um dos assuntos abordados. Ainda assim, se comprometeram a reforçar a orientação para os motoristas durante capacitações, também com material educativo fornecido pela Prefeitura de Curitiba.

A palestra atendeu a uma solicitação dos cegos que participaram do I Encontro de Pessoas com Deficiência Visual, feito no dia 8 de agosto. O segundo encontro será promovido na quinta-feira (13/9), na Rua Schiller, nº 159.

Lei

A Lei Federal 11.126, de 27 de junho de 2005, assegura à pessoa com deficiência visual o direito de ingressar e de permanecer com cão-guia em estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo e meios de transporte, com exceção da área de isolamento hospitalar e de manejo de alimentos.

Categoria: Transporte Coletivo