Estações-tubo de Curitiba terão iluminação de LED. Troca já começou

Levy Ferreira/SMCS

| 20/3/2018

A Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) vai trocar a iluminação de todas as estações-tubo da cidade por lâmpadas LED (diodos emissores de luz), mais econômicas e duráveis do que as atuais lâmpadas fluorescentes. A troca já começou e será gradativa até a substituição completa da tecnologia nas 389 estações-tubo.

Com a substituição das lâmpadas a Urbs estima uma economia de, pelo menos, 30% no consumo de energia elétrica das estações e a redução da despesa mensal deste item, que é hoje de aproximadamente R$ 45 mil.

Além de consumir menos e iluminar mais, a lâmpada LED não contém mercúrio, não emite calor e nem raios ultravioleta. “A melhoria da eficiência energética é bom para reduzir despesas do transporte e também para o conforto de quem está dentro das estações”, disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

As trocas começaram na semana passada e serão gradativas. A previsão é de que até metade do ano todas as estações estejam com iluminação LED. Até o momento foram trocadas a iluminação em 30 estações.