Estudantes do 5º. ano aprendem sobre o funcionamento e importância do transporte

Foto: Jaelson Lucas/SMCS

| 9/4/2015

Alunos do 5º. ano do ensino fundamental da Escola Municipal Duílio Calderari, no bairro São Lourenço, viram de perto, na manhã desta quinta-feira (9), como funciona o transporte coletivo de Curitiba e os prejuízos causados pelo vandalismo.

A visita faz parte de um projeto, desenvolvido em parceria pela Urbs e Secretaria Municipal da Educação, para apresentar o sistema de transporte coletivo às crianças. Com o nome de Cidadania Jovem - Informar para Formar, o projeto tem como objetivo incentivar o cuidado com os bens públicos, a começar pelos ônibus, terminais e estações tubo.

Iniciado em setembro do ano passado, o projeto promove visitas mensais de turmas do 5º. ano do ensino fundamental da rede municipal. A intenção é que futuros usuários cheguem ao sistema já sabendo como ele funciona e que importância ele tem no dia a dia da cidade, ajudando a preservar e a combater o vandalismo.

A turma desta quinta-feira foi acompanhada pela professora Daniela Cristina Venturim. Os alunos participaram do hasteamento das bandeiras, de uma apresentação sobre o funcionamento do sistema e de uma visita ao Centro de Controle Operacional, onde puderam ver imagens de estações, terminais e ruas da cidade.

A visita foi documentada por um grupo de repórteres-mirins, formado por alunos da mesma turma identificados com crachás e uma camiseta preta sobre o uniforme. Munidos de cadernetas, entrevistaram várias pessoas da Urbs, coletando informações para a matéria que será veiculada no jornal Extra-Extra!, do Portal do Conhecimento.

Nicolas Cesar Seguro, de 10 anos, o fotógrafo da equipe, aprovou a programação. Depois de fazer várias fotos durante a apresentação e a visita ao CCO, disse ter gostado muito da experiência. "Foi bem legal, bastante coisa prá gente aprender, foi bom mesmo", disse, mostrando-se muito feliz pela oportunidade de participar e de fazer fotos do evento.

Julio Henrique Caldeira Mateus, também de 10 anos, conta que o que mais gostou foi das imagens mostrando os carros passando, os ônibus nas estações e nos terminais. "Foi uma manhã muito boa, a gente viu bastante coisa", disse ele.

Na palestra, as crianças conheceram um pouco da realidade do dia a dia do transporte coletivo, o funcionamento do sistema, a fiscalização e, principalmente, a importância de ajudar a cidade a manter os equipamentos que pertencem a todos. Participativos e mostrando interesse no assunto, eles enriqueceram a apresentação com experiências pessoais. Quem já andou de ligeirão, de linha turismo, quais os ônibus que passam próximo da escola, etc.

"Outro dia eu estava com a minha mãe indo prá casa da minha tia, e a janela do ônibus estava toda riscada, assim mesmo", disse uma das meninas, enquanto na tela apareciam imagens do vandalismo. "Ninguém devia estragar nada mesmo", comentou outra aluna, na saída para o lanche, que também faz parte da programação.

"A Educação tem de ser algo completo e sair da sala de aula, perceber o conhecimento fora da sala de aula, conhecer situações e pessoas diferentes, ver que se pode aprender fora da escola é algo muito importante", disse a professora Daniela Cristina Venturim, que, ao longo dos próximos dias, pretende trabalhar com o assunto em atividades diversas.

"Eles estão na fase de formação do caráter, por isso é tão importante ter esta atenção, este cuidado. É uma faixa etária de transição. No ano que vem eles sairão da escola, irão para uma escola maior, estarão entrando na adolescência e já será outra realidade", afirma a professora. Ela destaca a importância de reforçar nesta etapa conceitos de cidadania, solidariedade e respeito ao bem comum.

Categoria: Eventos