TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Fiscalização flagra transporte irregular de passageiros em Santa Felicidade


Foto: Divulgação/Setran

| 12/12/2018

Quinze veículos que faziam o transporte comercial irregular de passageiros foram autuados em operação conjunta de trânsito feita nesta terça-feira (11/12), em Santa Felicidade. Os veículos abordados transportavam passageiros em número acima da capacidade permitida e não tinham licença específica para o transporte.

“Também foram flagradas pessoas sem o uso obrigatório do cinto de segurança - que deve ser utilizado por todos os ocupantes - e crianças sendo transportadas sem os cuidados indispensáveis à segurança”, disse o diretor de Fiscalização da Superintendência de Trânsito (Setran), Wagnelson de Oliveira.

Ao todo, foram 19 autos de infração aplicados a 15 veículos pelas equipes da Setran, Urbs e Guarda Municipal. Desses, 13 eram vans e dois carros de passeio.

Ações similares de fiscalização são feitas periodicamente pela Prefeitura para coibir a conduta irregular. “Vamos retomar esse tipo de operação de forma mais intensa a partir do início do ano letivo de 2019”, explicou Oliveira.

Informações sobre transporte escolar feito de maneira irregular podem ser repassadas pelo cidadão pelo telefone 156.

Licenças obrigatórias

O transporte escolar é um serviço regulamentado e com licenciamento obrigatório. Em Curitiba é a Urbs quem controla o serviço, emite as licenças, fiscaliza o trabalho dos motoristas, acompanha a capacitação e vistoria o veículo.

São 854 empresas e autônomos cadastrados pela Urbs. Além do adesivo, que tem a data de validade da vistoria (seis meses), os usuários do serviço devem exigir dos responsáveis pelo transporte o Certificado Cadastral do Condutor, documento concedido a motoristas profissionais que têm mais de 21 anos de idade, estão habilitados nas categorias "D" e "E".

O certificado só é fornecido aos motoristas com pelo menos dois anos de experiência profissional, bons antecedentes e que tenham curso específico de condutores de veículos.

A relação dos prestadores de transporte escolar licenciados pela Urbs pode ser consultada pelo site www.urbs.curitiba.pr.gov.br, clicando em Transporte e, em seguida, em Transporte Escolar. A pesquisa está disponível por bairros, bastando clicar no bairro de interesse para ter acesso ao número de identificação do veículo, nome do permissionário e telefone de contato.

Categoria: Transporte Escolar