Greca e Richa assinam convênio para obras e transporte público

Foto: Pedro Ribas/SMCS

| 31/10/2017

Um convênio entre Prefeitura de Curitiba e Governo do Estado para investimentos em terminal e estações-tubo de Curitiba vai melhorar o conforto e a mobilidade de passageiros do transporte coletivo da capital e das linhas metropolitanas que circulam por Curitiba. O prefeito Rafael Greca e o governador do estado, Beto Richa, assinaram nesta segunda-feira (30), no Palácio Iguaçu.

Na ocasião, Greca anunciou ainda as próximas reintegrações do transporte coletivo de Curitiba com a Região Metropolitana: Quatro Barras/Terminal Santa Cândida e Fazendinha/Tamandaré. “Viemos aqui reforçar nossa ideia de reintegração do transporte coletivo e este pacote de obras estruturantes, fruto da parceira entre Governo do Estado, possibilitará avançarmos, disse o prefeito.

Em Curitiba, os investimentos serão no terminal Boqueirão e na ampliação da estação-tubo Carlos Gomes, além da implantação de uma nova estação-tubo perto do Museu Oscar Niemeyer. As obras envolvem a Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), responsável pelos projetos e a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), que fará as obras.

“Isso se soma ao nosso trabalho para melhorar as ligações da capital com nossos municípios vizinhos como o acesso a Fazendo Rio Grande pela Linha Verde Norte, obra que começa no próximo dia 6; a ponte sobre o rio Atuba, no limite com Colombo e a melhoria da avenida Manoel Ribas em direção a Campo Magro”, disse o prefeito.

Tamandaré/Fazendinha: Perto do Museu Oscar Niemeyer será instalada uma estação-tubo que permitirá à Urbs e Comec colocarem em operação a linha direta (ligeirinho) Fazendinha/Almirante Tamandaré. “A parceria está possibilitando retomar a reintegração das ações do transporte coletivo para melhorar a vida dos passageiros”, destacou o governador Beto Richa.

Dentro do Terminal Boqueirão será implantada uma plataforma elevada para atender a linha metropolitana São José, que hoje compartilha as estações da linha urbana Sítio Cercado. A obra beneficiará passageiros de ambas (metropolitana e urbana), que terão mais espaço e conforto nos embarques e desembarques.

Outra obra prevista no convênio é a ampliação da estação-tubo Carlos Gomes, que fica na rua Lourenço Pinto, no Centro de Curitiba. A estação atende passageiros da linha metropolitana Fazenda Rio Grande.

A estação ficará com três portas, permitindo que os ônibus articulados possam fazer embarques e desembarques por todas as portas. “Hoje, em função da limitação da estação, os passageiros contam com apenas duas portas para entrar e sair dos ônibus”, disse o presidente da Comec, Omar Akel Sobrinho.

RMC: O pacote de investimentos do governo do estado conta ainda com reforma de terminais em municípios da RMC, implantação de 346 abrigos de ônibus em 18 municípios e outras ações.  Somados, os investimentos em Curitiba e na RMC chegam a R$ 5 milhões.

Além do prefeito de Curitiba e do governador Beto Richa, participaram do evento prefeitos e vice-prefeitos de municípios da RMC, o deputado federal do Luciano Ducci, os deputados estaduais Francisco Buhrer, Alexandre Curi, Stephanes Júnor, secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, o presidente da Comec, Omar Akel e o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto além dos vereadores Thiago Ferro e Mauro Bobato.