TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Guarda Municipal faz policiamento preventivo em 54 estações tubo de Curitiba


Foto: Luiz Costa/SMCS

| 26/8/2015

A Guarda Municipal de Curitiba e os Núcleos Regionais da Defesa Social realizam nesta terça (25) e quarta-feira (26) a 13ª Operação Presença nas estações-tubo. Em três horários diferentes, equipes da Guarda estarão distribuídas em 54 estações-tubo da cidade em todas as regionais.

A medida integra as estratégias de policiamento preventivo e comunitário nos locais que concentram o maior número de queixas de usuários e trabalhadores do transporte coletivo na capital e nos horários de maior circulação de passageiros. Os agentes orientam a população, prestam informações, realizam abordagens e acolhem denúncias diversas. Em caso de ocorrência policial, se deslocam ou acionam reforço de outras viaturas e também dos agentes em motocicletas.

Na manhã desta terça-feira (25), as equipes da Guarda Municipal marcaram presença nas estações Tiradentes, Centro Médico, São Pedro, Vila Nova, Rosa Tortato, Carlos Dietzch, CIC Norte, Antônio Lago e Terminal CIC. Na Praça Tiradentes, as ocorrências mais comuns são as invasões por pessoas que querem usar o transporte sem pagar pela passagem, incidentes com pessoas em atitude suspeita, porte de armas para a prática de delitos, pequenos furtos e a ação dos batedores de carteiras.

O guarda municipal Luiz Pires, do Apoio Operacional na regional da Matriz, disse que a presença do efetivo nas proximidades das estações-tubo e nos arredores das praças transmite mais segurança para a população. Mal a viatura se posicionou para iniciar a operação no Centro da cidade, os dois agentes na Guarda Municipal foram acionados pela estudante Paula Cristina Ribeiro, de 30 anos, que teve o celular furtado. Ela acompanhou a viatura que trabalhava nos arredores da Praça Tiradentes em uma busca para tentar identificar o autor do furto.

Maria Sampaio do Carmo, de 74 anos, moradora do Campo Comprido, parou a caminho da missa do meio dia na Catedral de Curitiba para agradecer a presença da equipe da Guarda. “Sempre que vejo o policiamento da Guarda, agradeço pela dedicação à comunidade”, disse. “O tempo todo, eles arriscam a própria vida para zelar pela nossa”, completou.

O guarda Adonilton Oliveira, outro integrante da equipe na Praça Tiradentes, informou que na última operação em que ele atuou, duas pessoas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia por brigarem e causarem danos ao patrimônio público. “Eles atiraram pedra  e quebraram o vidro do tubo e também danificaram o validador de passagem”, explicou.

O motorista da linha Bairro Alto – Santa Felicidade Rudi Reckelberg argumentou que a operação é importante porque oferece segurança para os profissionais que trabalham nas estações urbanas. “Somos constantemente ameaçados por vendedores e pedintes no interior dos ônibus que incomodam os passageiros. Quando a gente chama a atenção, eles não gostam, reclamam, xingam e chegam mesmo a ameaçar de retaliação”, conta Reckelberg.

A estudante Larissa Montenegro, de 22 anos, moradora de Campo Magro, defende a prestação do serviço nas estações-tubo pela Guarda Municipal, em especial à noite. “Deixei de estudar à noite por considerar que é mais perigoso. Mudei para o período da manhã para ter mais segurança”, disse. Ela acha válida também a campanha da Prefeitura para coibir a prática de assédio às mulheres e de furtos no interior do transporte coletivo.

Muitas pessoas procuram os guardas municipais da Operação Presença ainda para obter informações sobre localização e endereços da cidade.

Categoria: Rodoviária