Imprudência de ciclista em canaleta causa acidente e transtorno para o transporte

Câmera de Monitoramento / URBS

| 20/5/2016

Na manhã desta quinta-feira (19), a imprudência de um ciclista causou transtornos para o transporte público na canaleta do expresso biarticulado da Avenida Sete de Setembro, na região central de Curitiba, e por pouco não resultou num acidente grave.

Embora a região possua uma Via Calma, com faixas preferenciais para o tráfego de bicicletas, o ciclista trafegava imprudentemente pela canaleta do transporte coletivo, na altura das estações-tubo da Praça Eufrásio Correia. Ele ficou prensado entre dois biarticulados que estavam estacionando nas estações-tubo. Sofreu ferimentos leves, foi atendido pelo Siate e encaminhado para o hospital Cajuru.

Entre 11h35 e 13h50, os biarticulados tiveram que ser desviados na região pelas pistas marginais da Avenida Sete de Setembro. Com as estações-tubos inativas no período, o embarque dos passageiros foi realizado pelas portas de emergência dos ônibus, o que causou prejuízos ao sistema, pois as passagens não puderam ser cobradas.

Na Avenida Sete de Setembro localiza-se a primeira Via Calma do Brasil, que no total tem 6,3 quilômetros de ciclofaixas preferenciais para ciclistas em ambos os sentidos de circulação – Centro e Praça do Japão. Os trajetos são compartilhados com carros, motocicletas e ônibus menores e a velocidade máxima permitida é de 30km/h, o que é mais seguro para os ciclistas em caso de acidentes – na canaleta, a velocidade máxima dos grandes ônibus biarticulados é de 50km/h.

"A Secretaria Municipal de Trânsito faz orientações constantes na região para que ciclistas não utilizem as canaletas dos ônibus e se dirijam às ciclofaixas da Via Calma, mas muitos ainda teimam em se colocar em situações de risco, circulando entre os biarticulados", diz a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.

A Setran vai intensificar as orientações na Via Calma e faz um apelo aos ciclistas para não transitem mais pelas canaletas dos ônibus na cidade, evitando acidentes e mortes no trânsito.