TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Integração temporal nos ônibus de Curitiba tem 600 mil usos por ano


Foto: Daniel Castellano/SMCS

| 11/9/2017

Passageiros do transporte coletivo de Curitiba têm diferentes tipos de integração temporal para trocar de linha de ônibus ou de estação-tubo sem precisar pagar nova tarifa. Por ano, são mais de 600 mil usos nas integrações temporais das linhas urbanas da capital. Se contar o acesso às Ruas da Cidadania, esse atendimento sobe para quase um milhão.

A proposta das integrações temporais no transporte é oferecer alternativa aos passageiros que ainda não têm acesso à integração no sistema. “No transporte da capital, uma pessoa embarca num ponto e pode percorrer todos os 21 terminais e as mais de 300 estações-tubo pagando apenas uma tarifa. Isso ocorre em 92% da rede de transporte da cidade. A integração temporal busca complementar gradativamente essa rede”, explica o diretor de Transporte da Urbs, Antonio Carlos Araújo.

Para ampliar a rede, a Urbs está estudando uma nova integração temporal das linhas convencionais que passam pela Cruz do Pilarzinho com o Interbairros 2. Esta integração necessita de adequações viárias e nos pontos de paradas da região.

O único critério para usar a integração temporal é ter o cartão-transporte da Urbs, que permite também o acesso às Ruas da Cidadania, onde o passageiro economiza uma tarifa no retorno ao ônibus. Veja quais são os tipos de integrações possíveis: 

Estação-linha: Esse tipo de integração é feita na estação-tubo Santa Quitéria, onde os passageiros da linha Vila Velha/Buriti podem acessar o Inter 2 sem pagar nova tarifa. Para entrar na estação-tubo, a validação do cartão-transporte é automática.

No retorno, o passageiro deverá passar o cartão no validador da estação-tubo e seguir para o ponto do VilaVelha/Buriti. O tempo para essa integração é de uma hora.

Estação-estação: Cinco estações da Linha Verde são atendidas com essa integração temporal, nos dois sentidos: São Pedro, Marechal Floriano, Fanny, Santa Bernadethe e Xaxim.  

Os passageiros de qualquer um dos alimentadores que param nessas estações e queiram trocar de rota, podem atravessar a pista pela faixa de pedestre e entrar na estação do outro sentido sem pagar nova tarifa. O tempo para essa integração é de cinco minutos, passando o cartão-transporte pelo validador de integração instalado nas estações.

Linha-linha: A linha Jardim do Arroio, integrada com as linhas São Benedito e Santa Cândida/Santa Felicidade, atende principalmente moradores do Residencial Pinheiros, que podem se deslocar tanto para o terminal da Barreirinha como para o do Santa Cândida.

A integração ocorre nos pontos de parada em comum destas linhas, na Rua Theodoro Makiolka. Os passageiros têm 90 minutos para fazer a integração, desde o momento em que passam o cartão-transporte nos validadores (ônibus ou terminal Santa Cândida).

O mesmo tipo de integração acontece entre a linha Raposo Tavares e Jardim Ipê. Moradores da região da rua Raposo Tavares, no bairro Lamenha Pequena, chegarem ao Terminal Santa Felicidade sem pagar mais uma tarifa.

Linha-sistema: Passageiros do Interbairros I podem usar a mesma passagem para andar em qualquer outra linha de ônibus em um período de duas horas. Diferentemente das demais integrações temporais possíveis na cidade, que são feitas a partir de pontos determinados, a linha Interbairros I permite integração em qualquer ponto do sistema, seja ônibus na rua, estações-tubo ou terminais.

Para usar a integração basta ter o cartão-transporte da Urbs. Ao passar o cartão no validador do Interbairros I, o passageiro tem duas horas para passar o mesmo cartão em qualquer outro validador e sem pagar nova passagem. O mesmo vale para quem está em qualquer outro ônibus e queira pegar o Interbairros I, o que pode ser feito em qualquer parada, sem pagar nova passagem, desde que valide novamente o cartão antes do prazo de duas horas.

Ruas da Cidadania: A integração do transporte com as Ruas da Cidadania funciona nos terminais Pinheirinho, Carmo, Santa Felicidade, Fazendinha, Capão Raso (Shopping Popular), Capão da Imbuia, Tatuquara (futuro terminal) e agora também na Rua da Cidadania Boa Vista, pela estação-tubo Fernando de Noronha.  

O tempo para essa integração é de duas horas.

Categoria: Transporte Coletivo