Isenções representam 17% das passagens do transporte coletivo

Foto: Maurilio Cheli/SMCS

| 18/10/2018

Medida que assegura o transporte de uma série de segmentos da população, a isenção da tarifa representou 17,3% dos 17,5 milhões de passageiros que circularam pelo transporte coletivo da capital em setembro. No total, foram efetuadas mais de 3 milhões de passagens sem custo ou com desconto para o beneficiário.

Os dados fazem parte dos levantamentos mensais da Urbs, empresa responsável pelo transporte público da capital , que desde o início da gestão vem desenvolvendo um trabalho para aumentar a transparência dos dados, bem como os controles  na área.

De acordo com o prefeito Rafael Greca, essas são medidas fundamentais para que a população entenda cada vez mais o funcionamento do sistema de transporte que fez Curitiba reconhecida em todo o mundo.

O transporte gratuito para idosos, pessoas deficientes e policiais, por exemplo, tem um custo sobre a tarifa final cobrada dos usuários. Atualmente, as isenções somam R$ 0,80 na tarifa de R$ 4,25 cobrada dos passageiros – isso representa 18,8% do valor final da passagem.

Em setembro, como é habitual, os idosos representaram a maior parte das isenções da tarifa , 55% do total); deficientes e seus acompanhantes somaram 11,5%; estudantes, 10,5%; policiais e guardas municipais, 5,7%; carteiros, 3,9%;  aposentados por invalidez, 3,2%.

Todas as isenções são reguladas por lei.

Atualmente, há 19 leis federais, municipais e estaduais que garantem a isenção tarifária. Os estudantes, por exemplo, com renda familiar de até cinco salários mínimos têm desconto de 50% na tarifa.

O site da Urbs traz todas as informações para utilização do benefício. Clique aqui e veja mais sobre as isenções.