TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Itinerário no site da Urbs mostra deslocamento do ônibus em tempo real


Foto: Divulgação

| 20/9/2013

Disponível no site da Urbs, o mapa de itinerários de ônibus, que funciona desde junho na ferramenta Transit do Google Maps, agora oferece a possibilidade de saber em que ponto do trajeto está o ônibus naquele momento.

A nova funcionalidade foi desenvolvida pela Área de Tecnologia da Informação da própria Urbs, a partir das informações geradas pelo Sistema de Bilhetagem Eletrônica que permite o monitoramento dos ônibus em tempo real, no Centro de Controle Operacional. A partir de dezembro, os painéis já instalados nos pontos de parada dos terminais e nas estações tubo vão informar em quanto tempo o ônibus estará no ponto.

Além do tempo real, o sistema de informação de itinerário indica a melhor opção de ônibus, dá alternativas de linhas próximas e informa em que ponto do trajeto estão, por exemplo, unidades de saúde, armazéns da família, escolas municipais, delegacias de polícia, etc. Se o cidadão pretende ir a um desses lugares, o sistema também informa a melhor opção a partir do ponto de partida.

Para visualizar onde está um determinado ônibus neste momento, saber a melhor alternativa para o roteiro escolhido ou saber que linhas passam no local para onde se quer ir, entre muitas outras opções, basta clicar em Itinerários, que encabeça a página inicial do site da Urbs.

Ali basta colocar o ponto de saída e o de chegada, para saber quais as melhores opções de linha e onde estão os pontos mais próximos e clique em como chegar. Querendo saber onde está o ônibus escolhido, basta clicar em linhas e digitar o nome da linha ou o número do ônibus escolhido na etapa anterior para ver onde estão os ônibus ao longo de todo o trajeto. Clicando sobre o ônibus, o cidadão terá o tempo real e onde ele se encontra. Para se localizar melhor, basta ampliar o mapa.

Querendo saber onde estão pontos de referência, basta clicar no ícone POI para ter uma relação de instituições que vão de igrejas a escolas, delegacias de polícia, pontos culturais, equipamentos públicos, etc.

SERVIÇO

- Acesse o site: www.urbs.curitiba.pr.gov.br;
- Clique em Itinerários, no alto da página inicial;
- Informe ponto de origem e destino e clique em como chegar;
- Escolha a opção que lhe parecer melhor, clicando sobre o número ou nome da linha para ter as opções de trajeto até o ponto mais próximo;
- Para saber onde está o ônibus clique em Linhas e digite o número ou nome da linha;
- Clique sobre o ônibus escolhido no mapa para saber em que ponto do trajeto ele se encontra naquele horário;
- Para ter melhor visualização, aumente a imagem clicando no próprio mapa.

Categoria: Transporte Coletivo