TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Mobilidade urbana em Curitiba entra na era digital com novas tecnologias


Foto: Daniel Castellano / SMCS

| 22/3/2019

A mobilidade urbana em Curitiba entrou na era digital. Um pacote de inovações logo estará disponível para chamadas de táxis, vagas rotativas de estacionamento, carregamento de créditos de transporte e planejamento operacional das linhas de ônibus da cidade.

Os novos sistemas tecnológicos que estarão disponíveis para a população a partir do segundo semestre do ano foram apresentados nesta quinta-feira (21/3), pelo presidente da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), Ogeny Pedro Maia Neto, no painel Repensando a Mobilidade Urbana, durante o Smart City Expo Curitiba 2019. O fórum internacional segue nesta sexta-feira (22/3), no Expo Barigui.

“A tecnologia e as inovações que estamos presenciando acontecer nesta década podem conviver e mesmo interagir com o transporte público de maneira colaborativa. Estamos inserindo a frota de transporte público e também os táxis nessa nova realidade”, disse Maia Neto.

Dentro de seis meses o EstaR Digital vai substituir as anotações em bloco de papel, facilitando a fiscalização e o controle do município com as vagas públicas de veículos. Já o aplicativo para a frota táxis será similar aos demais sistemas privados, como Uber e Cabify, e também ajudará a Prefeitura a controlar melhor e em tempo real o serviço oferecido ao cidadão.

“Com o aplicativo do táxi, por exemplo, a Urbs poderá direcionar os veículos para atender locais onde há demanda”, disse Maia Neto. Outro sistema que foi citado pelo presidente da Urbs é o software de gerenciamento e planejamento operacional do transporte coletivo.

O sistema já foi adquirido e está sendo desenvolvido. A previsão é de que em julho esteja disponível para os técnicos da Urbs usarem na programação.

O mesmo painel teve ainda a participação de outros especialistas na área de mobilidade urbana: Benjamin de La Penhã, chefe de Estratégia e Inovação do Departamento da Seattle Transportation (EUA); Paula Nader, diretora da Grow, empresa que detém as marcas das bicicletas Yellow e os patinetes Grin e ainda a Silvia Barick, diretora institucional da Renault no Brasil.


Categoria: Transporte Coletivo