Nova estação tubo PUC entrará em operação neste sábado

Luiz Costa/SMCS

| 22/5/2015

A nova estação PUC - onde vão parar os ligeirinhos Rodoviária/PUC e Aeroporto/Centro Cívico - entrará em operação no próximo sábado (23). Construída em parceria com a universidade, a estação tem 114 metros quadrados, um desenho diferenciado que facilita a circulação interna e novos materiais para melhor conforto térmico.

Localizada na confluência da Avenida Senador Salgado Filho com a Rua Imaculada Conceição (em frente ao Portão 1), a nova estação é cinco vezes maior do que a antiga e tem uma série de novidades. São dois tubos, um em cada sentido, ligados por uma estrutura interna que possibilita o deslocamento seguro de um lado a outro. Para ampliar a estação foram usadas estruturas de tubos desativados ou substituídos.

Diariamente, a antiga estação recebe 2,5 mil passageiros que utilizam além dos dois ligeirinhos urbanos os ônibus da linha metropolitana Fazenda Rio Grande. A partir deste sábado, a estação tubo antiga passará a ser metropolitana, onde vão parar apenas os ônibus da linha Fazenda Rio Grande, administrada pela Comec. Por decisão da Comec nesta estação tubo só serão aceitos cartões transporte da Urbs que ainda tenham saldo de passagens compradas até 6 de fevereiro passado, até agosto.

Estudantes da PUC que têm cartão Urbs e usavam este ônibus para fazer integração na Estação Marechal Floriano e seguir para o Pinheirinho, poderão, caso queiram, usar o cartão transporte da Urbs, pegar as linhas Cabral/Portão; Interbairros V e Fazendinha/PUC.  A integração entre as linhas Fazenda Rio Grande, Aeroporto/Centro Cívico e Rodoviária/PUC poderá ser feita normalmente na estação tubo Paiol, tanto na ida quanto na volta.

Mais conforto

"Uso o ônibus Fazenda Rio Grande e desembarco nessa estação três vezes por semana, fora de horário de pico e mesmo assim é um movimento muito grande aqui. Estava precisando mesmo uma estação maior", conta Roseli Rizardi, que trabalha como babá e faz integração com o Ligeirinho Aeroporto na estação PUC. A partir de sábado ela vai fazer o mesmo trajeto, a diferença é que fará a integração na estação seguinte (Paiol).

"Precisa ver a fila perto do meio dia", afirma Rafael Pegorini, de 16 anos, aluno de Informática no ensino médio da PUC. "A gente fica na fila e acaba perdendo o ônibus porque não consegue entrar no tubo. Eu saio a tempo de pegar o ônibus de 11h55 faz fico por aí prá pegar o de 12h05", conta.

Os estudantes de Mecatrônica Jaime Garcia, de 20 anos, e Adrielle Aquino, de 19, também acreditam que a nova estação vai atender a uma antiga demanda dos estudantes. "Você tem que ficar esperando o próximo ônibus, mesmo que o seu ônibus esteja vazio, porque não consegue entrar na estação", afirma Jaime, concordando com Adrielle. "Vai ficar bem melhor".

Suellen Zink, aluna do curso de Publicidadem diz esperar a mudança com ansiedade. "Olhando de fora, a nova estação é bem bonita e é bem maior mesmo. Finalmente vai ficar mais fácil embarcar no ônibus", diz ela.

Novidades

O teto dos dois tubos é revestido com manta térmica, como a que foi testada na estação Osternack no ano passado e que ajuda a reduzir o calor interno. O teto entre os dois tubos é reto, com um vão de quase 20 centímetros em toda a extensão, permitindo passagem livre do ar.

Nas laterais e em parte do teto, o vidro é coberto por breezes, sistema que lembra antigas persianas, reduzindo o calor interno.

Outro diferencial desta estação será o validador de cartão transporte para facilitar a vida do usuário de cadeira de rodas. Quando o usuário estiver com cadeira de rodas, o braço da catraca cai, abrindo espaço para a passagem com segurança. Esse validador foi implantado na Estação para um período de teste e posterior avaliação para adoção em outras estações.

As obras de reforma das estruturas e implantação da nova estação PUC foram contratadas pela Universidade, em um investimento de R$ 395 mil, como medida de compensação a intervenções feitas há alguns anos.

A Urbs forneceu o projeto e as estruturas a serem reformadas. As obras de preparação da base e pavimentação do local onde a nova estação foi implantada foram feitas pela Prefeitura, dentro de projetos de pavimentação e reforma da Salgado Filho e Imaculada Conceição.

Reaproveitamento

O reaproveitamento de estruturas também permitiu, em 2013, ampliar de 10 para 40 metros quadrados a área interna da Estação Osternack, no Sítio Cercado.

As estruturas de estações desativadas ficam guardadas no pátio da Área de Manutenção da Urbs, no bairro Tingui e em terreno cercado e destinado exclusivamente à guarda das grandes estruturas de ferro e aço, no bairro Campo Comprido. Vidros e peças menores, sujeitas a vandalismo, ficam armazenadas em áreas internas da Urbs.

Atualmente estão guardadas em pátios da Urbs as estruturas de aço e ferro, em diferentes tamanhos, de seis estações de Ligeirinho e nove estações de biarticulado que serão reaproveitadas em projetos de ampliação e melhoria de outras estações, entre elas a Bairro Novo, já em fase de projeto.

Mudanças

Ligeirinhos Aeroporto/Centro Cívico e PUC/Rodoviária: vão parar na nova Estação PUC, que fica em frente ao Portal 1 da Universidade.

Ligeirinho metropolitano Fazenda Rio Grande: gerenciado pela Comec, continuará parando na estação antiga, agora PUC Metropolitana. Neste tubo, a Comec só aceitará cartão Metrocard ou, até agosto, cartão transporte Urbs que tenha saldo de passagens compradas antes de 6 de fevereiro.

Integração das três linhas – Aeroporto/Centro Cívico; PUC/Rodoviária; e Fazenda Rio Grande; continua normalmente nos demais tubos. Ou seja para quem vai ou volta da PUC, a integração mais próxima será na Estação Paiol.

Para quem não tem cartão metrocard, o deslocamento entre a PUC e o terminal Pinheirinho pode ser feito com os ônibus Cabral/Portão; Interbairros V e Fazendinha/PUC, com integração no Terminal Portão.