Novas placas de rua terão regionais em cores e mais espaço para publicidade

Foto: Ari Dias/IPPUC

| 28/8/2017

As dez administrações regionais de Curitiba poderão ser identificadas por cores nas novas placas com nomes de ruas da cidade. Matriz em azul, Boqueirão em amarelo, Tatuquara em laranja, Portão em cinza, Boa Vista em vermelho, Pinheirinho em azul turquesa, Cajuru em verde-escuro, Santa Felicidade em verde-limão, Bairro Novo em roxo e CIC em magenta.

O projeto proposto ao novo Sistema de Sinalização Urbana, elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e que será licitado pela Urbs, prevê também espaços para a publicidade.

A cor base das placas será azul royal (Pantone 286C), a mesma utilizada atualmente, bem como as medidas de 85 centímetros de comprimento por 20 cm de altura. O tamanho da fonte (letra) será maior para facilitar a leitura. “A novidade proposta está num código de cores embaixo do nome das ruas para identificar cada uma das regionais”, explica a arquiteta Jaqueline da Silva, coordenadora do Setor de Mobiliário Urbano do Ippuc.

Diferentes tipos

Há 63.488 unidades de placas com nomes de ruas em Curitiba. Elas estão distribuídas pelos logradouros fixadas em conjuntos de duas, quando estão em postes de semáforos (chamadas PNS) e em postes próprios (PNP); ou sozinhas, quando fixadas em postes de concreto da Copel (PNC).

Do total de placas, considerando os tipos de instalação, se duplas ou sozinhas, 915 são conjuntos PNS (em semáforos), 5.273 conjuntos PNP (em postes próprios) e 51.112 unidades em PNC.

Espaço publicitário

A exploração de espaço publicitário estará disponível nas placas com postes próprios, não sendo permitidas naquelas que são instaladas em semáforos ou em postes da Copel.

Nos conjuntos de placas em postes próprios os espaços publicitários estarão disponíveis dois tamanhos que seguem padrões internacionais. A exploração da publicidade com a venda desses espaços poderá ser feita pela empresa vencedora da licitação.

Nos locais onde houver feiras livres as placas sinalizarão as datas e horários nos espaços de publicidade, que também poderão trazer informações de vias cicláveis e outros serviços do município. A Prefeitura também poderá utilizar os espaços publicitários de parte do total das placas disponíveis para veiculação de propaganda institucional.

Categoria: Táxi