TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Novo edital vai ampliar locais de carga de crédito do cartão transporte


Foto: Jaelson Lucas/SMCS

| 7/11/2016

A carga de crédito no cartão transporte - que há pouco mais de dois anos só podia ser feita na Urbs – poderá, dentro de pouco tempo, ser feita em inúmeros pontos da cidade. Para isso, será lançado ainda este mês um novo edital com a definição dos critérios de credenciamento e o funcionamento do novo serviço a ser prestado ao cidadão.  

A ideia é que os curitibanos possam contar com o maior número possível de locais – como hospitais e supermercados, por exemplo – para carregar seu cartão transporte. Atualmente, a carga pode ser feita em 23 bancas de jornais e revistas.

Em fase final de análise da Procuradoria Jurídica da Urbs, o edital é resultado de um longo processo de adequação do sistema e representará um passo decisivo no processo de modernização do cartão transporte, regulamentada por decreto assinado pelo prefeito Gustavo Fruet, em julho de 2014.

Entre outros avanços, o Decreto 0649/2014 dispõe sobre a cobrança eletrônica da tarifa e o cartão transporte, determina a validade dos créditos pelo valor de compra pelo período de cinco anos, viabiliza a adoção do cartão avulso e do cartão pré-pago (já em estudo) e estabelece de forma clara a punição para uso indevido do cartão transporte. O documento também abre a possibilidade da venda de créditos por terceiros legalmente credenciados, e não mais exclusivamente pela Urbs.

A assinatura do decreto permitiu, por exemplo, atender à chamada lei da dupla função, que proíbe que o motorista faça a cobrança da passagem, sem onerar o sistema ou pesar na tarifa. A partir de agosto de 2014, o pagamento da passagem passou a ser feito exclusivamente com o cartão transporte em 66 linhas convencionais.

Balanço

Outro resultado significativo foi o aumento da utilização do cartão transporte. O número de cartões ativos na modalidade Usuário chegou, em agosto deste ano, a 1,7 milhão de unidades, o que representa cerca de 400 mil cartões a mais do que os 1,3 milhão de cartões ativos em dezembro de 2012.

A quantidade de cartões avulsos vendidos neste período também indica a importância para o usuário de ter uma segunda opção. Em média, são mais de 3,6 mil cartões avulsos comercializados por mês, cerca de 95 mil unidades nesses dois anos. Vendido em bancas de revistas e jornais, o cartão avulso custa R$ 3 e a operação de recarga, R$ 1. A primeira carga no cartão avulso não pode ser cobrada. Na Urbs, a operação de carga e recarga é gratuita tanto para o cartão avulso quanto para o cartão usuário.

Outro importante indicativo da aceitação do usuário foi o aumento de mais de 10% na participação do cartão no pagamento de passagens. O índice, que historicamente ficava entre 47% e 50%, chegou neste ano a 62%. Isso significa que 60% das passagens deixaram de ser pagas em dinheiro - o que representa uma redução considerável no volume de dinheiro em espécie nos ônibus, terminais e estações tubo. Por dia, são 1,6 milhão de passageiros transportados e 740 mil pagantes.

As mudanças implantadas no sistema permitiram também a adoção de desconto na tarifa para pagamento no cartão, o que foi cancelado em função de acordo com o Ministério Público e PROCON/PR. Outro avanço foi a possibilidade, a partir de 2014, de pagar a domingueira com cartão. Até então a tarifa especial de domingo só valia para pagamento em dinheiro.

Categoria: Tarifa