Novos ônibus começam a circular. Até março, 249 veículos vão renovar a frota

Foto: Daniel Castellano / SMCS

| 21/12/2018

O prefeito Rafael Greca entregou, na noite desta quinta-feira (21/12), 16 novos ônibus para o transporte coletivo de Curitiba. Os veículos fazem parte de um pacote de 200 novos ônibus de vários modelos, alguns já adquiridos e outros em produção, e que serão entregues em etapas até março de 2019.

Com as novas aquisições, a Prefeitura completará a renovação de 249 ônibus até março de 2019. A compra dos novos veículos começou em dezembro de 2017, quando 49 ônibus começaram a circular na frota da cidade. Depois foram mais 25 biarticulados em março deste ano e outros 14 comuns em setembro.

A meta é substituir 450 ônibus até 2020. “É Curitiba celebrando e embarcando no futuro, com a frota de ônibus renovada. Estes são os 16 primeiros dos 200 novos ônibus que estarão rodando até o aniversário da cidade, em 29 de março”, disse Greca.

A entrega, que contou com a presença da primeira-dama, Margarita Sansone, foi na rótula da Avenida Cândido de Abreu, ao lado da sede da Prefeitura, no Centro Cívico. O motorista Luciano Farias, da linha expressa Centenário/Campo Comprido, que todos os anos se veste de Papai Noel, também participou do evento.

Luiz Alberto Lenz César, diretor-executivo do Setransp (Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana) também acompanhou a entrega dos novos veículos.

Os ônibus foram encomendados em setembro pelos três consórcios de empresas que têm concessão com a Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) e as indústrias não conseguiram produzir a tempo para o fim deste ano. Nas linhas de montagens estão sendo preparados 184 ônibus, em fábricas do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

No pacote dos 200 novos ônibus encomendados, 18 são biarticulados, 60 articulados, 61 comuns, 14 padrons e 47 micros. Os 16 entregues nesta quinta-feira (20/12) pelo prefeito são do modelo comum, na cor laranja, que podem ser usados tanto em linhas alimentadoras quanto nas convencionais.

Circulação

Os novos 16 ônibus entregues nesta quinta-feira (20/12) serão emplacados e preparados para entrarem em circulação no começo de janeiro. A Urbs vai priorizar a substituição dos ônibus mais antigos. “Eles não terão linhas específicas, poderão ser usados em qualquer uma atendida por ônibus desse modelo, e a prioridade é ir renovando a frota mais antiga”, disse o Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

Câmeras e acessibilidade

Todos os novos ônibus contam câmera de monitoramento. Nestes 16 novos são quatro câmeras internas em cada veículo. Toda a nova frota passou a contar com o item de série desde a chegada dos 25 biarticulados, em março passado.

A nova frota tem ainda motor Euro 5, menos poluente, e conta com suspensão pneumática, tecnologia que evita solavancos na frenagem do ônibus. Outra melhoria é a iluminação interna com lâmpadas LED, proporcionando mais claridade que as fluorescentes.

Cada novo ônibus tem duas vagas para cadeirante, uma a mais do que determina a legislação, e outros requisitos de acessibilidade, como sinal sonoro e visual de fechamento das portas e solicitação de parada do cadeirante.

A entrega dos ônibus aconteceu em frente a árvore de Natal da Avenida Cândido de Abreu.

Modelos dos 200 novos ônibus que chegarão até março

Biarticulado: 18