Operação Presença reforça segurança em estações tubo de toda a cidade

Gabriel Rosa/SMCS

| 14/5/2015

A Guarda Municipal de Curitiba reforçou a segurança em estações tubo e terminais de ônibus da cidade, durante mais uma Operação Presença que será realizada nesta quarta-feira (13) e quinta-feira (14). A operação tem o objetivo de aproximar a Guarda Municipal da população e coibir assaltos e os "fura-catraca" que atuam na região central da cidade. Nesses dois dias, guardas e viaturas irão percorrer paradas de ônibus em todas as regionais da cidade.

"Nossa presença dá mais segurança a cobradores e usuários do transporte coletivo", explicou o guarda municipal Marcelo Alexandrini, durante a passagem da operação na estação tubo localizado na Praça Tiradentes. "Estamos presentes em toda a cidade para coibir principalmente o movimento de alguns estudantes que, no horário de pico do movimento dos ônibus, se juntam para pular a catraca e não pagar a passagem", disse.

A população aprova a presença da Guarda Municipal nas proximidades das estações tubo. "Quando a gente vai abrir a bolsa para pegar o cartão de transporte ou o dinheiro para comprar a passagem sempre há a insegurança. Mas quando a Guarda está presente, temos a certeza de que estamos protegidas", diz Lia Pilatti, que trabalha no Centro e usa o transporte coletivo para o ir e vir entre sua casa e o escritório.

O guarda Sidney Filardo explicou que a Operação Presença em horários de grande movimento, previne atividades irregulares e aproxima os agentes da população. "Quando o agente e a viatura estão presentes, intimida a ação de arruaceiros", afirmou.

A Operação Presença foi lançada em agosto de 2014. Cada estação, ou terminal de ônibus, previamente selecionados, serve como uma base para uma viatura e dois guardas municipais para que realizem rondas preventivas e garantam mais segurança aos usuários do sistema de transporte coletivo. "Essa operação faz parte de um projeto maior, que reforça cada vez mais o papel da guarda cidadã, aproximando a corporação da população. Queremos que as pessoas possam utilizar os equipamentos públicos com segurança", afirmou o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho.