Prefeitura aprova projetos dos terminais Hauer e Campina do Siqueira

Ilustração: IPPUC

| 7/11/2018

A Prefeitura de Curitiba já tem o aval da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (Semob) para os projetos de reconstrução dos terminais do Hauer e Campina do Siqueira. As Sínteses dos Projetos Aprovados (SPAs) das duas obras foram assinadas, na tarde desta terça-feira (6/11), pelo prefeito Rafael Greca e o secretário Inácio Bento de Morais Junior, na sede da Prefeitura.

Com a aprovação dos projetos serão feitos os encaminhamentos dos processos licitatórios para a realização das obras. Os terminais Hauer e Campina do Siqueira serão reconstruídos e ampliados, com investimentos de R$ 20,4 milhões e R$ 18,3 milhões, respectivamente. Ambos serão intermodais e vão contar com bicicletários com 108 vagas, vestiários, sanitários, guarda-volumes e serviços de reparos para bicicletas.

Haverá monitoramento por câmeras de segurança interligadas ao Centro de Controle e Operação (CCO). Os projetos são orientados à sustentabilidade com aproveitamento energético.

Hauer

Com a ampliação, a área do total do Terminal Hauer, incluindo edificação e circulação, será de 15.843,19 m² com capacidade para a parada de 23 linhas de ônibus simultaneamente.

Construído em 1981, o Terminal Hauer ocupa uma área de 12.998,00m² e atende aproximadamente 68 mil passageiros por dia, distribuídos em 13 linhas.

Hoje essas linhas compartilham a mesma plataforma por falta de espaço físico, dificultando a operação do terminal e contribuindo para a redução da velocidade operacional do sistema.

A proposta é adequar o novo terminal ao perfil do terreno, criando diferentes níveis: térreo, subsolo e um terceiro nível intermediário onde será implantada uma nova plataforma. Os diferentes níveis serão interligados por escadas rolantes, escadas fixas e elevadores, facilitando a mobilidade dos usuários do transporte coletivo e atendendo à norma de acessibilidade NBR 9050.

As obras no Hauer fazem parte do programa de Ampliação da Capacidade da Linha Inter 2. O terminal serve também ao Eixo de BRT Boqueirão que já está em operação. Para atender todas as demandas adequadamente necessita passar por uma total remodelação e ampliação.

Campina do Siqueira

O Terminal Campina do Siqueira também será ampliado com adequação ao perfil do terreno, num projeto similar ao proposto para o Hauer, com ligação por escalas rolantes seguindo as normas de acessibilidade. O investimento na reconstrução do terminal Campina do Siqueira será de R$ 18,3 milhões.

O terminal foi construído em agosto de 1981. Ocupa uma área de aproximadamente 10.977,00 m² e atende aproximadamente 49 mil passageiros por dia, distribuídos em 11 linhas. Com a ampliação terá capacidade para receber 19 linhas, simultaneamente, num espaço de 14.121,62 m² monitorado pela CCO.

O projeto também prevê bicicletário para 108 bicicletas e infraestrutura com vestiários, sanitários, guarda-volumes e serviços de reparos para bikes.

Parque Atuba

Também foi aprovado o projeto de revitalização do Parque Atuba, que é medida compensatória do município à implantação do Lote 4.1 da Linha Verde. Todo o parque será renovado com investimentos de R$ 1.573.994,80.

No projeto está previsto novo estacionamento, revitalização da pista de caminhada, um centro esportivo com mais equipamentos onde já há canchas, alameda, tratamento paisagístico; parquinho, kits de ginástica; cancha poliesportiva com piso de concreto, que pode servir para skate e patins; vários acessos com portal, pisos diferenciados para valorizar todas as chegadas. Também haverá nova arborização, alameda principal com praça e paisagismo e acessibilidade.

Com 173 mil metros quadrados, o Parque Atuba foi implantado com objetivo principal de preservar uma região de fundo de vale existente na divisa com o Município de Colombo, no extremo nordeste do município.