TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Prefeitura recupera pavimento de canaletas de ônibus danificado pelo calor


oto: Lucilia Guimarães/SMCS

| 5/2/2019

A Prefeitura de Curitiba iniciou nesta terça-feira (5/2) uma nova fase da recuperação do pavimento das canaletas de transporte coletivo. As altas temperaturas registradas nas últimas semanas, com máximas acima dos 30ºC, diminuíram a rigidez da camada de asfalto e nas imediações das estações-tudo, onde os ônibus têm que frear e parar para a entrada e saída de passageiros, vincos foram abertos causando desconforto para as pessoas que utilizam os coletivos. 

Os serviços começaram a ser executados na estação-tubo Carlos Dietzch, sentido Portão, na Avenida República Argentina. Em dois dias os trabalhos serão concluídos e, ainda nesta semana, será feito o conserto do pavimento nas proximidades da estação-tubo Vital Brasil, também na Avenida República Argentina. “A Prefeitura realiza um trabalho constante de manutenção nas canaletas e o último serviço havia sido feito há 180 dias. O calor intenso no mês de janeiro, com dias registrando temperaturas perto dos 35ºC, apressou esta nova fase de obras. Logo o pavimento estará totalmente recuperado”, disse o engenheiro civil João Carlos Vidal Filho, superintendente de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal.

De acordo com o engenheiro, durante as próximas três semanas, seguindo pelas avenidas Sete de Setembro (na altura da Praça Eufrásio Correia), República Argentina e Winston Churchill, os pontos com pavimento danificado serão recuperados por meio do processo de fresagem (retirada da camada danificada), limpeza e recolocação de uma nova capa de asfáltica. “Os ônibus pesam 41 toneladas e têm a capacidade de transportar 250 passageiros. São veículos pesados, que freiam e aceleram com intensidade justamente nesses pontos próximos às estações-tudo. É normal que piso sofra desgaste, se deforme, e tenha que passar por reparos”, explicou Vidal Filho.

Estudos 

O superintendente de manutenção urbana da Secretaria Municipal de Governo apontou que o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) estão desenvolvendo estudos para realizar o desalinhamento das estações-tubo e a substituição do material que compõe o pavimento dos pontos de parada do transporte coletivo. “A utilização de outro tipo de material deve garantir maior resistência e diminuir a necessidade de frequente manutenção do pavimento. As pesquisas estão sendo feitas”, disse Vidal Filho.

Categoria: Transporte Coletivo