Projeto Cidadania Jovem incentiva estudantes a valorizar o transporte coletivo

Foto: Cristiane Kutzke dos Santos/URBS

| 5/11/2015

Alunos do 5ª ano da Escola Municipal Lapa, no Boqueirão, visitaram nesta quinta-feira (5) a sede da Urbs - empresa que gerencia o sistema de transporte coletivo de Curitiba - para conhecer de perto como funciona a Rede Integrada de Transporte. O grupo de 50 crianças participou do projeto Cidadania Jovem – informar para formar, desenvolvido pela Urbs, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação.

O objetivo do programa é melhorar o comportamento de novos usuários com o transporte coletivo e incentivar o respeito aos bens públicos. Desde o início do projeto, 500 estudantes da rede municipal de ensino participaram de palestras, momentos cívicos, visitas orientadas aos locais de controle do transporte da cidade e de entrevistas  que mostraram aos grupos como o Município sofre com ações de vandalismo, que acabam prejudicando todo o sistema.

“Estamos buscando um processo de formação e cidadania para os estudantes entendam como funciona o sistema de transporte do município e qual o impacto das ações que destroem os veículos e prejudicam o atendimento à população”, disse a Coordenadora de Relações Institucionais da Urbs, Silvia Ramos.

A coordenadora também apontou, durante palestra, os diversos tipos de ônibus, a integração das linhas, a importância de cada item dentro do sistema. Na sequência, os estudantes também assistiram a imagens gravadas no Centro de Controle Operacional (CCO) mostrando ações de vandalismo com pessoas quebrando vidros de estações, riscando ônibus, quebrando janelas.

A estudante Laura Lawig, de 10 anos, gostou de ver de perto o trabalho das pessoas que organizam o sistema de transporte. “Conhecer esse trabalho da Urbs é muito importante para toda a sociedade porque as pessoas devem valorizar o sistema de transporte como um investimento do Município”, disse Laura.

Depois da palestra, os alunos foram ao CCO, onde viram de perto o que estava acontecendo naquele momento nas ruas, estações e terminais. A equipe da Urbs selecionou imagens de terminais e estações da região do Boqueirão e Centro.

“Foi muito bom, eu gostei de tudo, a gente viu que tem que cuidar do ônibus porque ele é fundamental aos trabalhadores e estudantes e para todas as pessoas que podem alcançar seus locais desejados. Além de movimentar a cidade ele traz serviços que beneficiam a vida urbana”, disse Matheus Daniel Evaristo.

O Projeto Cidadania Jovem busca informar para formar e faz parte de um trabalho que vem sendo elaborado na Urbs buscando aproximar a sociedade da realidade do transporte coletivo.

Categoria: Eventos