Projeto de cidadania incentiva estudantes a valorizar o transporte como patrimônio público

CRISTIANE SANTOS - URBS

| 23/3/2018

Estudantes da Escola Municipal Cel. Durival de Britto e Silva, no bairro Cajuru, visitaram nesta quinta-feira (22/03) a sede da URBS - empresa que gerencia o sistema de transporte coletivo de Curitiba - para conhecer de perto como funciona a Rede Integrada de Transporte.

O grupo de aproximadamente 60 crianças participou da primeira ação do ano do projeto Cidadania Jovem – informar para formar, desenvolvido pela URBS em parceria com a Secretaria Municipal da Educação. As crianças foram recebidas pelo presidente da URBS, Ogeny Pedro Maia Neto, que fez questão de participar desta primeira atividade que abre o calendário de 2018 do Cidadania Jovem.

"É um projeto que tem um objetivo muito importante de formar passageiros e cidadãos conscientes de suas responsabilidades frente aos serviços público", disse o presidente da URBS,

O objetivo do programa é melhorar o comportamento de novos usuários com o transporte coletivo e incentivar o respeito aos bens públicos. Desde o início do projeto, mais de 1,5 mil estudantes da rede municipal de ensino participaram de palestras, momentos cívicos, visitas orientadas aos locais de controle do transporte da cidade e de entrevistas que mostraram aos grupos como o Município sofre com ações de vandalismo, que acabam prejudicando todo o sistema.

“O projeto é uma forma de mostrar aos estudantes entendam como funciona o sistema de transporte do município e qual o impacto das ações que destroem os veículos e prejudicam o atendimento à população”, disse a coordenadora do projeto na Secretaria Municipal da Educação, Alaiucelene Pereira França.

Ela explica que, durante palestra promovida no local, os estudantes conheceram os diversos tipos de ônibus, como funciona a integração das linhas, a importância de cada item dentro do sistema. Na sequência, os estudantes também assistiram a imagens gravadas no Centro de Controle Operacional (CCO) mostrando ações de vandalismo com pessoas quebrando vidros de estações, riscando ônibus, quebrando janelas.

O estudante André Douglas de Lima, de 12 anos, gostou de ver de perto o trabalho das pessoas que organizam o sistema de transporte. “Achei muito interessante a história dos ônibus, mas muito triste conhecer os números das ocorrências de depredação e vandalismo que prejudicam o dia a dia das pessoas que precisam desse meio de transporte na cidade”, disse André.

O Projeto Cidadania Jovem busca informar para formar e faz parte de um trabalho que vem sendo elaborado na URBS buscando aproximar a sociedade da realidade do transporte coletivo. Ao longo do ano outras unidades participam das ações realizadas na URBS. O próximo encontro acontece no dia 04 de abril com as escolas Batel e Cel. Durival de Britto e Silva.

Categoria: Eventos