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Rodoviária entra na campanha de conscientização sobre Alzheimer


SMCS

| 21/9/2015

Iluminada na cor roxa, a Rodoviária de Curitiba se integra a partir desta segunda-feira (21) à semana da campanha mundial de conscientização sobre a doença de Alzheimer. As 62 colunas distribuídas nos dois blocos – estadual e interestadual – serão iluminadas durante toda a semana que vem na cor característica da campanha, em uma parceria da Urbs com o Instituto Alzheimer Brasil. Pela rodoviária passam, por dia, 30 mil pessoas.

Para marcar o dia mundial de conscientização sobre a doença – 21 de Setembro - o Instituto vai promover a palestra "E quem cuida do cuidador?", que vai acontecer a partir de 19h30 desta segunda-feira no Instituto Feminino de Cultura (na Rua Visconde do Rio Branco, 1717, Centro). A palestra ficará a cargo da neuropsicóloga Ticyana Novais e contará com o depoimento de cuidadora de pessoa da própria família do portador de Alzheimer. A participação é gratuita mas o número de vagas é limitado.

Além disso, 10% do faturamento da rede Madero em Curitiba, com a venda de cheesesburgers serão doados ao Instituto para ações de promoção de conscientização sobre a doença, os cuidados necessários e a prevenção possível.

Dados da Associação Internacional de Doença de Alzheimer (ADII) apontam para a existência, neste ano de 2015, de 46,5 milhões de portadores de algum tipo de demência, a maioria deles com Alzheimer. A estimativa é que este número dobre a cada 20 anos o que significaria que em 2030 o mundo teria 74,7 milhões de pessoas com demência, número que chegaria em 2050 a 131,5 milhões.

A campanha busca conscientizar as pessoas para a importância da prevenção – o que inclui alimentação saudável, exercícios físicos e manter o cérebro sempre em atividade, além de visitas periódicas ao médico – e dos cuidados necessários que é preciso ter com portadores de demência o que inclui cuidar do cuidador, tema da palestra desta segunda-feira. O objetivo é evitar as previsões que apontam para um novo caso da doença a cada 3,2 segundos.

O Instituto Alzheimer Brasil é uma organização não governamental, sem fins lucrativos que tem como missão reduzir o impacto da Doença de Alzheimer e de outras formas de demência, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas afetadas, de seus familiares, cuidadores e da sociedade em geral.

O Dia Mundial de Conscientização da Doença de  Alzheimer (21 de setembro)  foi instituído em 1994 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Por isso, o Instituto Alzheimer Brasil - IAB está promovendo a campanha "Setembro Violeta" para associar o mês à cor roxa, símbolo da doença. É, segundo os organizadores da campanha, uma maneira de convidar a sociedade para apoiar a causa, os doentes e seus familiares.

Setembro Violeta – Campanha de Conscientização sobre Alzheimer
Palestra: E quem cuida do cuidador?
Data e local: Segunda-feira (21), a partir de 19h30 no Instituto Feminino de Cultura, na Rua Visconde do Rio Branco, 1717, Centro.
Mais informações - Instituto Alzheimer Brasil  - Fone: (41) 9138-0454.
(www.institutoalzheimerbrasil.org.br)

Categoria: Rodoviária