TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Rua Desembargador Westphalen ganha faixa exclusiva para reduzir tempo de viagem dos ônibus


Foto: Everson Bressan/SMCS

| 18/3/2015

A faixa exclusiva para ônibus na Rua Desembargador Westphalen, em Curitiba, entrou em operação nesta terça-feira (17). É a segunda faixa para trânsito exclusivo de ônibus implantada na cidade, com o objetivo de garantir prioridade ao transporte coletivo e redução no tempo de viagem aos usuários de ônibus.

A primeira faixa exclusiva opera há nove meses no trecho da Rua XV de Novembro entre a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua João Negrão. A próxima está sendo implantada na Rua  Marechal Deodoro, também na região central da cidade.

“Estamos trabalhando prioritariamente no anel central da cidade, que concentra grande parte das linhas do transporte coletivo. A faixa exclusiva é uma garantia para o usuário de que ele terá um tempo menor de percurso, principalmente em comparação ao carro”, disse o prefeito Gustavo Fruet.

Ele diz que as faixas terão a função de recuperar a média de velocidade dos deslocamentos dos ônibus na cidade, que já foi de 25 km/h e hoje é de menos de 13 km/h. “Uma das alternativas para melhora são as faixas exclusivas, de mais fácil implantação e menor investimento do que novas canaletas. A expectativa é que haja uma diminuição de 20% no tempo dos deslocamentos do transporte coletivo que passam pelas faixas exclusivas”, disse.

A faixa exclusiva da Desembargador Westphalen tem 700 metros - entre a  Avenida Visconde de Guarapuava e a Avenida Presidente Getúlio Vargas -, beneficiando 70 mil passageiros de 20 linhas que passam pela via: Jardim Mercês/Guanabara, Universidades, Bom Retiro/PUC, Vila Macedo, Jardim Centauro, Guabirotuba, Vila São Paulo, Uberaba, Jardim Itiberê, Canal Belém, Alferes Poli, Guilhermina, Menonita, Vila Izabel, Vila Rosinha, Carmela Dutra, Vila Velha, Cotolengo, Ligeirinho Bairro Novo e Ligeirinho CIC/Cabral.

A velocidade máxima permitida na via será de 50 km/h. Com as faixas exclusivas, os ônibus deverão ter velocidade contínua, fazendo com que as viagens sejam feitas em menor tempo. As outras faixas de circulação da Desembargador Westphalen também passarão a ter a velocidade máxima permitida nos trechos correspondentes das faixas exclusivas.

Até dia 15 de abril, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) orientarão os motoristas para não utilizarem a faixa e a partir de então, quem circular pela faixa fora das regras previstas, pode ser multado.

No trecho exclusivo será permitido apenas o acesso de veículos de moradores nas regiões próximas a garagens de casas e prédios localizados no lado direito das vias. Os táxis poderão entrar na faixa exclusiva para levar ou pegar passageiros, mas não poderão estacionar na mesma – devem ficar em  guias rebaixadas e permanecer por pouco tempo.

Para as conversões à direita de veículos, foram criados espaços de 20 metros, localizados um pouco antes do cruzamento e onde haverá uma linha pontilhada separando as faixas, ao invés dos tachões. Os motoristas e motociclistas poderão passar para a faixa exclusiva apenas nesses trechos – respeitando o fluxo dos ônibus, que têm a preferência –, para depois fazer a conversão à direita.

Em um cruzamento da Rua Desembargador Westphalen (com a Avenida Getúlio Vargas), algumas linhas de ônibus terão de fazer uma conversão à esquerda. Próximos a esses cruzamentos, foram criados outros espaços de 20 metros (também demarcados com linha pontilhada, aos invés dos tachões) para a saída dos ônibus da faixa exclusiva. Os demais veículos devem dar preferência para a conversão à esquerda dos ônibus. Todas as conversões e preferências serão sinalizadas com placas.

Estiveram presentes no lançamento da faixa exclusiva da Rua Desembargador Westphalen a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli, o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Júnior, o presidente do Ippuc, Sergio Pires, além dos vereadores Paulo Salamuni e professor Galdino.

Categoria: Transporte Coletivo