Desconto no cartão é mais um passo da modernização do sistema

SMCS

| 3/2/2015

Com a tarifa mais barata para quem paga com cartão transporte, a Urbs dá início nesta sexta-feira (6) a mais uma etapa do processo de modernização do cartão transporte iniciado no ano passado. A partir de agora, além de mais segurança, maior agilidade na operação do transporte e mais conforto para o passageiro, o cartão transporte também passa a representar mais economia – de R$ 0,15 por passagem.

O desconto na tarifa para quem usa cartão será seguido, ainda em fevereiro, de mais uma novidade: a disponibilização do extrato do cartão transporte na internet, permitindo que o usuário confira não apenas o saldo, mas toda movimentação – data, horário e linha em que o cartão foi usado, por exemplo.

As novas funcionalidades do cartão estão sendo possíveis a partir de uma série de alterações implantadas no ano passado e que começaram a chegar ao usuário em agosto, com o lançamento do cartão avulso, a ampliação dos locais de carga de crédito e a exclusividade do cartão nas 66 linhas de micro ônibus. Essa medida permitiu acabar com a dupla função sem onerar o sistema em, no mínimo, R$ 2 milhões por mês, valor que seria necessário para contratação de cobradores para essas linhas.

Para permitir a modernização do cartão, o prefeito Gustavo Fruet assinou, em julho de 2014, a nova regulamentação da cobrança eletrônica de tarifa e cartão transporte, com uma série de inovações. Entre elas a possibilidade de tarifas diferenciadas e a autorização para que a Urbs delegue a carga de créditos a terceiros, ampliando os pontos de venda.

O decreto também permitiu a transformação de créditos em reais, condição essencial para permitir a implantação de tarifas diferenciadas.

Além da implantação, a partir desta sexta-feira (6), da tarifa mais barata para quem paga com cartão, a Urbs vai elaborar estudos de viabilidade para criação de tarifas diferenciadas em horários de maior e menor demanda. Também está em estudo a implantação do cartão pré-pago, um complemento ao cartão avulso, recarregável, lançado em agosto do ano passado.

Crescimento

O incentivo ao uso do cartão transporte deu resultado imediato. A compra de crédito transporte por pessoas físicas e estudantes cresceu 65% em agosto e se manteve no mesmo patamar desde então.

A média de comercialização desses créditos que, até julho, era de 1,7 milhão por mês, passou para 2,8 milhões por mês.  A utilização desses 1,1 milhão de créditos a mais significa que, em dois meses, quase R$ 600 milhões deixaram de passar em dinheiro, em ônibus, estações tubo e terminais, ampliando a segurança de motoristas, cobradores e usuários.

A campanha de incentivo ao uso do cartão teve reflexo no sistema como um todo, elevando de 53% para 57% a média de passagens pagas com cartão transporte o que significa que dos 25,6 milhões de passagens pagas no mês, em torno de 14,5 milhões estão sendo pagas com cartão transporte. Esse dado inclui os créditos pagos pelas empresas como vale transporte a seus funcionários.

Também o número de cartões transporte aumentou no ano passado. Em 31 de dezembro eram 1,6 milhão de cartões transporte usuário ativos, cerca de 120 mil a mais do que o registrado em 31 de dezembro do ano anterior. Os cartões transporte avulsos, que podem ser adquiridos em bancas e pontos comerciais nos terminais de transporte chegam a quase 40 mil unidades. De agosto a meados de janeiro foram vendidos 39,8 mil cartões.

Um mês de validade

Quem usa o cartão transporte ainda tem uma vantagem. De acordo com o decreto assinado pelo prefeito no ano passado, as passagens que estão no cartão e foram compradas antes do reajuste têm validade por 30 dias no preço anterior. Assim, até o dia 5 de março, as passagens compradas no cartão antes do reajuste vão continuar em R$ 2,85. A partir do dia 6, passa a ser debitado do saldo a tarifa nova (R$ 3,15).

Essa é uma forma de beneficiar o usuário do cartão e evitar a especulação com o crédito transporte. Ou seja, quem adquirir um número de passagens suficientes para mais de um mês vai pagar a tarifa nova a partir do 30º dia, mesmo que a compra tenha sido feita antes do reajuste.

Ao contrário de ano anteriores, desta vez o usuário também tem 26 endereços para fazer a carga do cartão (confira os locais aqui). Antes, isso só era possível na Urbs e, agora pode ser feita em bancas no centro da cidade, em pontos comerciais nos terminais, na estação Santa Quitéria e na Rodobanca, banca de revistas e jornais na Rodoviária. A Rodobanca funciona sete dias da semana, das 6 horas à meia-noite, e fica no piso térreo do bloco interestadual (bloco da frente) ao lado das catracas.

Categoria: Tarifa