Tarifas do serviço de táxi têm reajuste

Foto: Luiz Costa/SMCS

| 24/11/2014

Começou a valer nesta segunda-feira (24) a nova tabela de tarifas do serviço de táxi de Curitiba. O reajuste anual, de 6,5%, atende ao previsto no Decreto Municipal nº 1.959, de 2012 e foi calculado com base na média do aumento de custos dos taxistas.

O valor da bandeirada inicial, que era de R$ 4,60, passou para R$ 4,90, e o quilômetro rodado passou de R$ 2,30 para R$ 2,45. O valor da hora parada agora é de R$ 24,00 e o do quilômetro rodado na Bandeira 2 passou para R$ 3,00. Nos dias úteis, a Bandeira 2 vigora das 20 horas às 6 horas da manhã do dia seguinte. Aos sábados, a partir das 13 horas e nos domingos e feriados, o dia todo, até as 6 horas da manhã do dia seguinte.

Fim de ano

A partir da próxima segunda-feira (01) até 2 de janeiro de 2015, os taxistas estarão autorizados a rodar com Bandeira 2 em qualquer dia e horário. A medida está prevista em lei municipal e é considerada o 13º salário da categoria. A adoção é facultativa.

A bandeirada inicial, porém, não sofre alteração nesse período, permanecendo em R$ 4,90, com acréscimo de no máximo 50% para atendimentos de chamadas por telefone. O valor da hora parada também se mantém em R$ 24,00.

Frota

Curitiba conta hoje com uma frota de 3 mil táxis. O número aumentou este ano, depois que a Prefeitura realizou a primeira licitação para o serviço de táxi em 40 anos. Até então, a frota era formada por 2.252 veículos.

Com as novas normas, o táxi deve ficar em operação pelo menos 12 horas por dia e, nos horários de pico, 100% da frota tem que estar á disposição da população. Para isso, cada autorizatário pode cadastrar até dois motoristas auxiliares.

Novas tarifas do serviço de táxi

- Bandeirada inicial: R$ 4,90;

- Quilômetro rodado na Bandeira 1: R$ 2,45;

- Quilômetro rodado na Bandeira 2: R$ 3,00;

- Hora parada: R$ 24,00.

Serviço de táxi da categoria executivo:

- Bandeirada inicial: R$ 6,50;

- Quilômetro rodado na Bandeira 1: R$ 3,25;