Terminal Boqueirão ganha três linhas de ônibus com reintegração

Foto: Valdecir Galor/SMCS

| 7/8/2019

Desde a última segunda-feira (5/8), quem utiliza o Terminal Boqueirão ganhou três novas linhas de ônibus: E07 São José dos Pinhais-Boqueirão, E11 Terminal Afonso Pena-Terminal Boqueirão e E21 Centro de São José dos Pinhais-Terminal Boqueirão, com a reintegração do transporte entre Curitiba e São José dos Pinhais.
O embarque e desembarque de passageiros feitos dentro do terminal curitibano marcam a retomada da integração do transporte coletivo entre a capital e o município vizinho.
A Prefeitura fez as obras necessárias para liberar as canaletas que dão acesso ao terminal, no trecho entre a Rua União da Vitória e o Terminal Boqueirão. A liberação da canaleta é somente no sentido de São José dos Pinhais para Curitiba.

Adaptações

Foi feita a sinalização nas pistas de acesso para permitir a integração entre Curitiba e São José dos Pinhais.
Também foram realizadas as correções geométricas no interior do terminal e a mudança das plataformas para possibilitar o trânsito dos ônibus metropolitanos.
As plataformas das linhas 528 Boqueirão-Pinheirinho e 535 Osternack-Boqueirão foram alteradas para os lugares das linhas E11 Terminal Afonso Pena-Terminal Boqueirão e E21 Centro de São José dos Pinhais-Terminal Boqueirão, que foi ampliada até o bairro Rio Grande, em São José dos Pinhais.

Tarifa única

O presidente da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa responsável pela gestão do sistema de transporte coletivo da capital, Ogeny Pedro Maia Neto, exaltou os benefícios que a integração traz aos passageiros. Mais de 76 mil pessoas passam todos os dias pelo Terminal Boqueirão.

“Agora os moradores de São José também podem usar as linhas que levam a toda Curitiba, sem pagar a mais por isso ”, disse Maia Neto.

Alerta aos ciclistas

O presidente da Urbs também lembrou de fazer um alerta aos ciclistas que costumam trafegar pela via exclusiva do transporte coletivo. Como a pista estava bloqueada há muito tempo nesse trecho da Avenida Marechal Floriano Peixoto, os ciclistas se acostumaram a usar o espaço que é exclusivamente dos ônibus.

“As canaletas não são locais apropriados para as bicicletas e para a prática de exercícios físicos. É perigoso e todos devem evitar pedalar, caminhar ou correr nessas vias”, alertou.

As intervenções no município de São José dos Pinhais ainda não foram realizadas, faltando sinalização e semáforos para possibilitar a utilização da canaleta nos dois sentidos. O planejamento e a execução das obras estão sob os cuidados da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), órgão do Governo do Estado do Paraná.