TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Urbs abre licitação para criar aplicativo próprio para frota de táxi


SMCS/PMC

| 26/11/2018

Curitiba poderá ter um aplicativo próprio para a frota de táxi da cidade e sem custo para o taxista. A Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), que gerencia o serviço em Curitiba, lançou na semana passada uma concorrência pública para selecionar um sistema que possa ser usado pelos taxistas de forma única e similar aos aplicativos privados do mercado.

Além de oferecer mais comodidade para a população, a proposta da Urbs em ter um aplicativo próprio é melhorar a segurança e o controle da frota de táxi de Curitiba. A abertura das propostas será feita no dia 14 de dezembro, às 13 horas, na sede da Urbs, na Rodoferroviária de Curitiba.

“Na última década a tecnologia provocou mudanças significativas e irreversíveis seja para as relações de mercado e também no comportamento da população, por isso é preciso tirar partido dessas facilidades para se ter competitividade, especialmente nesse setor de transporte individual de passageiros”, disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

A adesão ao aplicativo da cidade será opcional para os cerca de três mil taxistas de Curitiba. A Urbs não terá receita com o aplicativo, nem custo. A licitação prevê uma margem máxima de até 7% sobre as corridas para o vencedor. Essa taxa é um dos critérios da licitação para definir o vencedor, quanto menor, mais pontos para o concorrente.

“Hoje o Uber, por exemplo, tem uma taxa de mais de 25% de comissão no valor das corridas”, explicou Vilson Kimmel, coordenador da Área de Tecnologia de Informação da Urbs.

Além de empresas, a licitação prevê também a participação de consórcios no certame. O aplicativo deverá funcionar nos sistemas iOS, Android e web e integrado aos taxímetros, com um módulo gestor.

Para o cidadão, o serviço será similar aos tradicionais aplicativos de mercado, como Uber e Cabify, por exemplo, onde se define o endereço de destino e forma de pagamento. A maior diferença é que o cidadão faz corridas seguras, com motoristas licenciados, cadastrados e fiscalizados pela Prefeitura de Curitiba por meio da Urbs.

Inspeções

Os táxis e outros veículos cadastrados para o serviço de transporte escolar e fretamento de Curitiba passam por avaliações periódicas na Urbs. Até outubro de 2018, os técnicos da Urbs fizeram 4.956 inspeções em táxis para verificar documentação e condições dos veículos. “Esse controle é um dos diferenciais entre táxi e outras formas de transporte individual”, explicou Maia Neto.

Ao longo dessa gestão, a Urbs permitiu o aumento da vida útil dos veículos, de cinco anos para sete anos, também flexibilizou a exigência do traje social para o motorista e dobrou o parcelamento da taxa de outorga anual de R$ 1.350,00 para quatro meses.

Outra proposta acatada pela Urbs para atender aos taxistas foi a possibilidade de parar as atividades do táxi por até 24 meses sem risco de perder a concessão.  A Urbs também flexibilizou o uso da Bandeira 1 em dezembro, quando por lei é obrigatório rodar com a Bandeira 2.

Categoria: Táxi