TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Urbs amplia acesso a dados para aplicativos sobre ônibus


Foto: Divulgação

| 22/4/2013

A Urbs está ampliando o alcance dos aplicativos desenvolvidos pela empresa para plataforma Android. Os dados e informações estão liberados pela empresa desde o início do mês, permitindo aos interessados o desenvolvimento de novos aplicativos a partir das mesmas informações.

Estão no site da Urbs os aplicativos Itibus 1.0 e Itibus 2.0, que fornecem a localização dos ônibus, na plataforma Android. Interessados em desenvolver seus próprios aplicativos precisam formalizar uma solicitação à Urbs para ter acesso liberado aos dados. Com isso o interessado não precisará buscar dados no site da Urbs, recebendo as informações de forma direta, com formato mais técnico e de forma mais rápida e prática.

Dois grupos já fizeram a solicitação: o Busão Curitiba, que desde o dia 8 deste mês já utiliza os dados da Urbs em aplicativos próprios; e a Voxel Informática, já em processo de liberação.

No início do mês, quando o aplicativo Itibus, em desenvolvimento pela Urbs, foi tirado do ar para correções técnicas, os integrantes do Busão Curitiba informaram, via redes sociais, que estavam usando os dados da empresa. Convocados para uma reunião com técnicos e diretores da área, eles foram informados que poderiam utilizar os dados disponíveis, bastando apenas que os mesmos fossem solicitados, como de fato ocorreu.

Os dados da Urbs são resultado de um longo processo de investimento no Sistema de Bilhetagem Eletrônica que começou há mais de dez anos, com a implantação do cartão transporte. A partir dali o sistema foi gradativamente aperfeiçoado até chegar ao monitoramento em tempo real de todos os ônibus da frota, o que possibilita saber em que ponto está cada ônibus e em quanto tempo chegará a seu próximo ponto de parada.

Com base nesses dados a Urbs desenvolveu o aplicativo Itibus, para plataforma Android. Ao liberar as informações diretamente, sem necessidade de que os mesmos sejam acessados via site, a Urbs incentiva que mais pessoas utilizem as mesmas informações em diferentes plataformas.

Os aplicativos estão disponíveis no site http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/utilidades/aplicativos

Categoria: Transporte Coletivo