Urbs inicia projeto com estudantes para incentivar respeito ao sistema de transporte

Foto: Jaelson Lucas/SMCS

| 11/9/2014

Alunos da 5ª série da Escola Municipal Dr. Hamilton Calderari Leal, do bairro São Miguel, foram à sede da Urbs - que gerencia o sistema de transporte coletivo de Curitiba - nesta quinta-feira (11) para conhecer de perto como funciona a Rede Integrada de Transporte. O grupo de 60 crianças fez parte da primeira turma a participar do projeto Cidadania Jovem – informar para formar, desenvolvido pela Urbs, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação. O objetivo do programa é melhorar o comportamento de novos usuários com o transporte coletivo e incentivar o respeito aos bens públicos.

Para isso, além de conversa com os gestores e visita aos locais de controle do transporte, os estudantes puderam ver como o Município sofre com ações de vandalismo, que acabam prejudicando todo o sistema. As crianças participaram de hasteamento da Bandeira, com direito a uma apresentação da Fanfarra da Escola Municipal Leonor Castellano, e de uma visita ao Centro de Controle Operacional da Urbs. Programação semelhante acontecerá a cada 30 dias, sempre com uma turma de 5ª série da Rede Municipal.

O lançamento do projeto contou com a participação do prefeito Gustavo Fruet, que destacou a importância de ações voltadas à informação e formação de crianças, jovens e adolescentes. “É um prazer recebê-los para falar sobre nossa cidade, sobre o nosso transporte. Obrigado e parabéns, às crianças, às escolas envolvidas, à Secretaria Municipal da Educação e à Urbs”, disse ele.

“O propósito desse projeto é semear o futuro para que nossas crianças conheçam de perto como funciona o transporte público e ajudem a preservar o patrimônio que é de todos”, afirmou o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior. A secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, destacou a importância da parceria e trabalho conjunto com a Urbs. “O objetivo é repassar fundamentos de cidadania a uma geração que logo adiante responderá pelos destinos da cidade”, disse.

Informação

A palestra para as crianças foi feita pela Coordenadora de Relações Institucionais da Urbs, Silvia Ramos, que mostrou a elas os diversos tipos de ônibus, a integração das linhas, a importância de cada item dentro do sistema. Na sequência, ela apresentou imagens gravadas no Centro de Controle Operacional mostrando pessoas quebrando vidros de estações, riscando ônibus, quebrando janelas. Uma das imagens mostrou um cidadão caindo da estação-tubo porque o vidro tinha sido quebrado.

Os estudantes reagiram de imediato contando experiências que vivenciaram nos ônibus, atitudes erradas, de falta de educação, conforme definiram. “Eu estava no ônibus com minha mãe e tinha uma gestante de pé e o rapaz dormindo no banco, sem dar lugar”, contou uma aluna. “No meu ônibus tinha um homem com uma mochila bem grande, empurrando todo mundo e outro ouvindo música bem alta e eles nem ligavam que tinha adesivo dizendo que não pode”, contou um garoto.

Depois da palestra, os alunos foram o CCO, onde viram de perto o que estava acontecendo naquele momento nas ruas, estações e terminais. A equipe da Urbs, inclusive, selecionou imagens de terminais e estações da região da CIC e São Miguel.

“Vamos ter muito assunto novo para trabalhar em sala de aula”, comemorou uma das professoras da turma, Mariliane Rosa. “Isso foi muito importante. Podemos trabalhar mobilidade, cidadania, transporte, bens públicos, uma série de temas”, afirmou.

“Foi muito bom, eu gostei de tudo, a gente viu que tem que cuidar dos ônibus também”, disse Rayssa Caroline da Silva, encantada com as imagens no CCO. Ela conta que gosta da cor dos ônibus. “Eu ando de ônibus com a minha mãe, é legal. Mas eu gosto mais do vermelho”, afirma. Vermelho, no caso, é o biarticulado.

Sociedade

O projeto Cidadania Jovem – informar para formar, faz parte de um trabalho que vem sendo elaborado na Urbs buscando aproximar a sociedade da realidade do transporte coletivo. A ideia é, a exemplo do que será feito com os alunos municipais, programar encontros com diferentes segmentos da sociedade, como universidades, órgãos de classe, entidades representativas.

No mês passado, por exemplo, foi feita uma apresentação do sistema e seu funcionamento a integrantes do IEP - Instituto de Engenharia do Paraná. “Foi uma experiência que mostrou resultados muito positivos. Agora vamos desenvolver uma programação de longo prazo para que mais curitibanos venham conhecer a Urbs de perto”, afirma a diretora de Urbanização da empresa, Denise Sella.

Categoria: Eventos