Urbs lança edital para nova sinalização das ruas. Saiba como serão as placas

Foto: Divugalção

| 11/6/2018

A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) lançou nesta sexta-feira (8/6) a licitação para o novo sistema de sinalização urbana da cidade. Elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o novo modelo prevê, além da nomenclatura de ruas e logradouros públicos, espaços para publicidade acima das placas.

A licitação selecionará a empresa ou o consórcio de empresas para a manutenção e a instalação de cerca de 64 mil placas de ruas na cidade. Em troca dos serviços, será permitida a exploração de publicidade em 5 mil destas placas, seguindo o padrão internacional de medidas.

Avaliada em R$ 36 milhões e com prazo de 20 anos, a licitação desonera o município em troca da concessão ao vencedor para explorar publicidade e obter receita. “Caso fosse uma contratação simples, o município teria de desembolsar esses R$ 36 milhões. Nesse modelo, que foi padronizado pelo Ippuc, o município não terá custos”, explica a diretora de Urbanização da Urbs, Denise Vilela.

O valor da outorga é de R$ 1,2 milhão, podendo ser pago em até seis vezes. Além da outorga, o concessionário repassará ao município, no mínimo, 5% do faturamento bruto obtido com a venda deste espaço publicitário, que será o critério para definir o vencedor do certame.

Tipos de instalação

Existem 63.488 unidades de placas com nomes de ruas em Curitiba. Elas estão distribuídas nos bairros fixadas em conjuntos de duas. Estão em postes de semáforos (chamadas PNS), em postes próprios (PNP), ou sozinhas, quando fixadas em postes de concreto da Copel (PNC).

Do total de placas, considerando os tipos de instalação, 915 são conjuntos PNS (em semáforos), 5.273 conjuntos PNP (em postes próprios) e 51.112 unidades em PNC.

Espaço publicitário

A exploração de espaço publicitário estará disponível nas placas com postes próprios, não sendo permitidas naquelas que são instaladas em semáforos ou em postes da Copel.

Nos conjuntos de placas em postes próprios os espaço publicitários seguem o padrão internacional. A exploração da publicidade com a venda desses espaços poderá ser feita pela empresa vencedora da licitação.

Cores

No projeto proposto pelo Ippuc para o novo modelo de sinalização, as dez administrações regionais de Curitiba serão identificadas por cores.

Matriz em azul, Boqueirão em amarelo, Tatuquara em laranja, Portão em cinza, Boa Vista em vermelho, Pinheirinho em azul turquesa, Cajuru em verde-escuro, Santa Felicidade em verde-limão, Bairro Novo em roxo e CIC em magenta.

A cor base das placas será azul royal, a mesma usada atualmente, bem como as medidas de 85 centímetros de comprimento por 20 cm de altura. O tamanho da fonte (letra) será maior para facilitar a leitura.

“A novidade proposta está num código de cores embaixo do nome das ruas para identificar cada uma das regionais”, explica a arquiteta Jaqueline da Silva, coordenadora do Setor de Mobiliário Urbano do Ippuc.

Data, horário e local da licitação

Dia 9/7/2018, às 13 horas, no auditório da Sede da Urbs (Avenida Presidente Affonso Camargo, 330, Rodoferroviária, Bloco Central, Curitiba).

O edital está disponível e pode ser consultado no site da Urbs (www.curitiba.pr.gov.br) clicando em Institucional, depois em Licitações e em seguida em Avisos, localizando Concorrência Urbs 006/2018 (Nomenclatura de Ruas).

Categoria: Outros