Urbs prorroga prazo para início de fiscalização do cadastramento de motoristas de aplicativos

Foto: Daniel Castellano / SMCS

| 31/1/2020

A Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) prorrogou o prazo, que se encerraria nesta sexta-feira (31/01/20), para começar a exigir que os motoristas de aplicativos façam o cadastramento on-line antes de exercerem a atividade remunerada de transporte de passageiros.

A nova data é 26 de fevereiro, quarta-feira após o carnaval. Com a ampliação, a fiscalização de motoristas não cadastrados, que começaria a ser feita a partir de 1.º de fevereiro, também foi prorrogada, para o dia 2 de março.

Segundo o presidente da empresa, Ogeny Pedro Maria Neto, a ampliação do prazo se deve ao grande número de motoristas que fizeram o cadastro na última semana.

Além de dar mais tempo para quem não se cadastrou, a ampliação também servirá para que toda documentação seja conferida e o cadastro seja devidamente finalizado.

Cadastro permanente

O prazo vale para os atuais motoristas se adaptarem à legislação. O cadastramento é uma exigência legal e ficará permanentemente aberto, podendo ser feito a qualquer tempo depois disso – tanto para motoristas que vierem a entrar no sistema quanto para os antigos.

Segurança e qualidade

“O prefeito Rafael Greca sempre reforça que o sistema de transporte por aplicativo representa inovação e melhoria da mobilidade urbana na capital, tanto que serviu de exemplo para criarmos um aplicativo semelhante para os táxis tradicionais”, diz Maia Neto.

O presidente da Urbs destaca que a medida é importante para assegurar mais qualidade e segurança na prestação do serviço. “Para motoristas e usuários”, reforça.

Além disso, aumenta o controle sobre o transporte clandestino de passageiros na capital e inibe que pessoas eventualmente mal-intencionadas utilizem-se do sistema de transporte.

“O cadastramento regulamenta a atividade em Curitiba e confere mais credibilidade ao profissional”, diz Maia.

Município não cobra nada

O presidente da Urbs reforça que não há nenhuma taxa municipal envolvida neste processo. O motorista, no entanto, precisa pagar uma taxa cartorial para obter as certidões de antecedentes criminais que precisam ser apresentadas. Trata-se de cobrança que não tem nenhuma ligação com o município, ficando a receita para os cartórios.

Como se cadastrar

Até esta sexta-feira, 31/01, já haviam se cadastrado 22.635 motoristas no sistema.

Para fazer o cadastramento, é preciso acessar a plataforma criada pela Urbs (clique aqui para acessar) e preencher os dados solicitados e fornecer a documentação exigida (clique aqui e veja).

Categoria: Outros