TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Urbs prorroga prazo para início de fiscalização do cadastramento de motoristas de aplicativos


Foto: Daniel Castellano / SMCS

| 31/1/2020

A Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) prorrogou o prazo, que se encerraria nesta sexta-feira (31/01/20), para começar a exigir que os motoristas de aplicativos façam o cadastramento on-line antes de exercerem a atividade remunerada de transporte de passageiros.

A nova data é 26 de fevereiro, quarta-feira após o carnaval. Com a ampliação, a fiscalização de motoristas não cadastrados, que começaria a ser feita a partir de 1.º de fevereiro, também foi prorrogada, para o dia 2 de março.

Segundo o presidente da empresa, Ogeny Pedro Maria Neto, a ampliação do prazo se deve ao grande número de motoristas que fizeram o cadastro na última semana.

Além de dar mais tempo para quem não se cadastrou, a ampliação também servirá para que toda documentação seja conferida e o cadastro seja devidamente finalizado.

Cadastro permanente

O prazo vale para os atuais motoristas se adaptarem à legislação. O cadastramento é uma exigência legal e ficará permanentemente aberto, podendo ser feito a qualquer tempo depois disso – tanto para motoristas que vierem a entrar no sistema quanto para os antigos.

 Segurança e qualidade

“O prefeito Rafael Greca sempre reforça que o sistema de transporte por aplicativo representa inovação e melhoria da mobilidade urbana na capital, tanto que serviu de exemplo para criarmos um aplicativo semelhante para os táxis tradicionais”, diz Maia Neto.

O presidente da Urbs destaca que a medida é importante para assegurar mais qualidade e segurança na prestação do serviço. “Para motoristas e usuários”, reforça.

 Além disso, aumenta o controle sobre o transporte clandestino de passageiros na capital e inibe que pessoas eventualmente mal-intencionadas utilizem-se do sistema de transporte.

“O cadastramento regulamenta a atividade em Curitiba e confere mais credibilidade ao profissional”, diz Maia.

Município não cobra nada

O presidente da Urbs reforça que não há nenhuma taxa municipal envolvida neste processo. O motorista, no entanto, precisa pagar uma taxa cartorial para obter as certidões de antecedentes criminais que precisam ser apresentadas. Trata-se de cobrança que não tem nenhuma ligação com o município, ficando a receita para os cartórios.

Como se cadastrar

Até esta sexta-feira, 31/01, já haviam se cadastrado 22.635 motoristas no sistema.

Para fazer o cadastramento, é preciso acessar a plataforma criada pela Urbs (clique aqui para acessar) e preencher os dados solicitados e fornecer a documentação exigida (clique aqui e veja).

Categoria: Outros