Urbs retoma equilíbrio financeiro e economiza R$ 1,5 milhão por mês

Foto: Valdecir Galor/SMCS

| 10/4/2018

A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) conseguiu nos últimos seis meses uma redução de cerca de R$ 1,5 milhão nas despesas mensais. A economia é fruto de medidas adotadas pela atual gestão para retomar o equilíbrio financeiro da empresa que gerencia o transporte coletivo de Curitiba e também cuida de vários equipamentos públicos, como a Rodoviária, o Shopping Popular, os terminais de ônibus.

O balanço foi apresentado nesta terça-feira (10/4) pelo presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, aos cerca de mil funcionários da empresa. “Quando o prefeito Rafael Greca assumiu a Prefeitura, a Urbs apresentava déficit mensal de cerca de R$ 2,5 milhões. Hoje, já estamos conseguindo pagar as despesas em dia, o que não era feito anteriormente, e iniciamos um processo de recuperação, possível graças à compreensão e ao esforço coletivo dos funcionários”, disse Maia Neto.

Para retomar o equilíbrio financeiro, a Urbs renegociou dívidas acumuladas e fez o parcelamento de débitos com o INSS, PIS e COFINS no valor de aproximadamente R$ 35 milhões. Também foram parcelados débitos com a Copel, de aproximadamente R$ 17 milhões.

O presidente da Urbs também mostrou resultados da economia gerada pela alteração do horário de funcionamento da empresa para o período da tarde. Em três meses, a conta de telefonia caiu 30% e a de locação de veículos 20%. “Mantivemos o mesmo acordo estabelecido na gestão anterior de jornada de seis horas de trabalho e não ocasionamos prejuízo para a população, pois organizamos essa jornada para que, de fato, haja economia”, disse Maia Neto.

O presidente da Urbs falou ainda que outras medidas estão sendo tomadas, como a substituição das lâmpadas da estações-tubos por tecnologia LED, 30% mais econômicas que as convencionais. Além disso, a Urbs também tem projetos de eficiência energética em avaliação e com grandes chances de sucesso.

O Plano de Demissão Voluntário para os funcionários aposentados que ainda estavam na ativa, feito em dezembro, também trará, futuramente, uma economia de cerca de R$ 1 milhão por mês para a Urbs. “É uma somatória de ações de gestão que trarão resultado para o conjunto da empresa e para a população”, afirmou Maia Neto.

Além da redução das despesas, a Urbs tem buscado incremento de receita. Por isso, regularizou todas as permissões de uso dos equipamentos urbanos e normatizou o parcelamento de débitos dos atuais permissionários. Hoje, estão em licitação a ocupação de 49 espaços comerciais que estavam ociosos na cidade.

Categoria: Outros