TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Usuários destacam ganho de tempo e "descompressão" em nova linha Norte-Sul


Daniel Castellano/SMCS

| 22/2/2018


"São pessoas que trabalham, que precisam chegar com mais facilidade ao trabalho e em casa." A avaliação sobre o impacto do novo Ligeirão Norte-Sul é do representante comercial aposentado Abedil Pereira, 69 anos.

Morador das imediações da Praça do Japão, uma região bastante adensada por imóveis residenciais e comerciais, ele defende que é obrigação do poder público investir em melhorias no transporte coletivo. "Deve ter um ônibus mais rápido", diz ele, que usa o meio de transporte duas ou três vezes por semana para se deslocar ao Centro.

A entrada em operação da nova linha entre o Santa Cândida e o Água Verde deve ocorrer até o fim de março, mas já anima os usuários do trajeto, que calculam os ganhos de tempo e conforto que terão.

O tempo para cumprir todo o trecho será reduzido pela metade – de 40 para 20 minutos –, o que será viabilizado por que as paradas serão feitas em oito estações, enquanto a atual linha Santa Cândida-Capão Raso, que continuará ativa, para em 16 (20, se considerados os terminais).

Élton Pacheco trabalha como segurança nas proximidades da estação Bento Viana e gostou. "Vou economizar tempo e isso é muito importante", diz. "O Ligeirão vai beneficiar quem trabalha na região; que fique pronto o mais rápido possível."

O pedreiro Cleomar Silva, por sua vez,pega ônibus todo dia e está contente com o tempo extra que vislumbra pela frente. "Dá um descanso bem maior, tanto na vinda como na volta; para mim, vai valer muito a pena."

Descompreensão

Ao colocar a linha em funcionamento, a Prefeitura vai dar uso a obras viárias feitas para adaptar a canaleta do expresso, que custaram R$ 16 milhões e estavam sem uso desde que ficaram prontas, em 2014.

Além disso, está adquirindo 25 novos ônibus biarticulados, cada um com capacidade para 250 passageiros.

Com os novos veículos, a linha atual, que segue até o Capão Raso, terá um alívio, já que a tendência é que parte dos passageiros migre para o novo Ligeirão.

"Além de mais rapidez, teremos mais conforto", avalia o corretor de imóveis Wellington Bertolin, 67 anos. Com a experiência de quem pega ônibus diariamente da Barreirinha ao Batel, ele conta: “O ônibus atual não demora para chegar, mas é lotado”.

Benefício geral

Luiz Carlos Dolci, 74 anos, também elogia o novo Ligeirão. "Vai ser benéfico para muitas pessoas, não só para umas", resume. Toda segunda-feira, ele leva a esposa até o Terminal Santa Cândida, onde espera ela embarcar para um percurso que hoje dura 30 minutos.

Ganho de tempo é o que anima o coach educacional Fred Dias. "Somando trajeto de ida e volta, são 30 minutos que eu vou ganhar", calculou o morador do Centro que utiliza a linha atual diariamente.

Categoria: Transporte Coletivo