Veja o que está fechado e os serviços municipais suspensos

Foto: Cesar Brustolin/SMCS

| 27/3/2020

Para o combate à transmissão do coronavírus, vários serviços e o atendimento ao cidadão feitos pela Prefeitura de Curitiba sofreram alteração. Algumas secretarias e órgão atendem de forma on-line, pela Central 156 e pelo aplicativo Curitiba App.

Também há serviços suspensos por tempo indeterminado e alguns tiveram alteração no horário de funcionamento, para restringir a circulação de pessoas.

Desde o dia 16 de março, Curitiba está em Situação de Emergência em Saúde Pública, conforme o decreto nº 421/2020. Desde então, a Prefeitura tomou uma série de medidas e novos decretos e portarias foram publicadas para atualizar o combate ao novo coronavírus. Veja aqui todas a medidas que já foram tomadas.

Serviços municipais suspensos e/ou fechados

URBS

Fechado: Mercado Municipal Capão Raso, Arcadas do São Francisco, Mercado Central da Rua da Cidadania Matriz (boxes) e lojas #CuritibaSuaLinda. Linha Turismo.
Atendimento do cartão-transporte somente após o agendamento pelo site da URBS. Prova de Vida e validação do cartão de isento suspensa até 30 de junho. Atendimento de motoristas de aplicativos será feito exclusivamente pela internet. Telefone para contato: 3320-3345. Taxistas, transporte escolar, motofrete e fretamento: atendimento na somente após agendamento pelo telefone. Taxi: 3320-3340; Fiscalização: 3320-3339; Transporte Comercial: 3320-3321 e Vistoria: 3320-3326.

Finanças
Apenas atendimento on-line.
Prazos processuais suspensos até o dia 12 de abril. Ficam mantidos os prazos para o pagamento dos tributos, taxas e débitos relativos ao IPTU, ISS e ITBI.
Documentos de Arrecadação Municipal (DAM) são emitidos por este site ou pelo aplicativo Curitiba App, disponível para android e iOS.

Fechado: escolas, CMEIs, CMAEEs, Farois do Saber e Comunidade Escola.

Fechado: cinemas, teatros e espaços culturais da Fundação Cultural de Curitiba.

Esportes
Fechado: Centros de Esporte e Lazer e Clubes da Gente.
Suspenso: Lazer na Rua XV de Novembro, Lazer nas Arcadas e Lazer no Centro Cívico, competições e atividades esportivas.

FAS
Fechado: postos do Sistema Nacional de Emprego (SINE)
Suspenso: cursos do Liceu do Ofício, dos Liceu de Ofícios Criativos, FAS Aprendiz, Mobiliza e Primeiro Emprego.

Meio Ambiente
Fechado: Museu de História Natural Capão da Imbuia, Zoológico, Passeio Público, Bosque do Papa, Memorial Polonês, Bosque Alemão, Bosque Reinhard Maack, Memorial Ucraniano do Parque Tingui, Jardim Botânico, Parque Passaúna.

Turismo
Fechado: Torre Panorâmica, Postos de Informações Turísticas, Palacete Wolf, feiras de arte e artesanato dos bairros, feira de domingo no Largo da Ordem e a Feira Especial de Páscoa.

Imap
Fechado: Worktibas Cine Passeio e Barigui.
Suspenso: reuniões públicas do Fala Curitiba.

Segurança Alimentar e Nutricional
Fechado: Mercado Municipal, Mercado Regional do Cajuru e Sacolão do Boa Vista.
Mudança: Armazéns da Família agora abrem às 13h. Sacolão da Família da Matriz fecha mais cedo, às 17h, em vez de 20h. A feira orgânica do Passeio Público foi para a Praça 19 de Dezembro. Os cincos Restaurantes Populares agora atendem das 10h às 14h.

Setran
Fechado: sede da Rua Benjamin Constant, 157, e os postos regionais de atendimento nas Ruas da Cidadania.
Atendimento agora é on-line

Ippuc
Suspenso: atendimento presencial. Demandas urgente devem ser encaminhadas por e-mail para ippuc@ippuc.org.br.

Urbanismo
Suspenso:
Atendimento presencial e abertura de novos protocolos. Alguns alvarás foram renovados. E processos internos continuam em trâmite. Demandas urgentes estão sendo atendidas por email. Acesse página

Cohab
Suspensas:
As reuniões com inscritos para oferta de empreendimentos. Atendimentos presenciais na sede e agências somente mediante agendamento telefônico pelos telefones 3221-8133 e 0800 41 32 33

Obras Públicas
Suspenso: atendimento presencial.
Contatos:
Divisão de Fundo de Vales e Postura: pelo e-mail guia.amarela.smop@curitiba.pr.gov.br e pelos telefones 3350-9804 ou 3350-9685.
Projetos de Drenagem: pelo projetodrenagemsmop@curitiba.pr.gov.br e pelo 3350-9815.
Serviço de Protolocolo:  pelo email: protocolosmop@curitiba.pr.gov.br e pelos telefones 3350-9667, 3350-9666

Atividades proibidas
Visitação dos idosos em instituições de longa permanência.
Visitação a pacientes internados (acompanhantes estão permitidos)
Venda e uso de narguilés, arguilés e dookah

Iniciativa privada
Recomendado o fechamento de: casas noturnas, espetáculos, boates; cinemas e teatros; academias de ginástica, natação e esportes em geral, salões de beleza, escolas de música, artes, línguas, autoescolas, tabacarias, eventos, comemorações e confraternizações, missas e cultos religiosos

Atividades em funcionamento: supermercados e hipermercados, feiras livres, padarias, farmácias, postos de gasolina, lojas de conveniência (evitando aglomerações e seguindo as regras para evitar o coronavírus).

Categoria: Outros