TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Agendamento do passe escolar pela internet evita espera nos postos da Urbs


Foto: Everson Bressan/SMCS

| 16/2/2018

A Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) agenda pela internet o atendimento para cadastro do passe escolar. O serviço reduz o tempo de espera e facilita o atendimento nos postos da Urbs nas Ruas da Cidadania e também na Rodoferroviária.

Apenas na Praça Rui Barbosa (Rua da Cidadania Matriz) não é oferecido esse atendimento, para não sobrecarregar os demais serviços.

O agendamento é feito junto com o pré-cadastro, pela Internet, no site www.urbs.curitiba.pr.gov.br, no item Utilidades e depois em Passe Escolar. Neste espaço estão disponíveis também as informações sobre quem tem direito, documentação necessária e como solicitar o benefício.

Com o agendamento no local marcado, o cidadão é atendido praticamente na hora. “Quem não agenda o atendimento do passe escolar também é atendido, mas deve esperar”, explica Ivan Frotté, gestor da Unidade de Cadastramentos da Urbs.

Para o passe escolar estão sendo atendidas cerca de 750 pessoas por dia nos nove postos da Urbs. Metade desse atendimento foi agendado. Tanto na Urbs quanto nas regionais o atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 12h30 às 18h30. O agendamento e o passe escolar podem ser feitos durante o ano todo. Neste período de início de aulas a procura é muito grande.

Após a aprovação do cadastro, o estudante recebe um cartão-transporte. O cartão de estudante pode ser carregado com 50 créditos por mês ou 100 para dois meses, contados da data da última aquisição. O limite por estudante é de 400 créditos por ano. Apenas quem estuda e mora em Curitiba pode se cadastrar.

Regras

O passe escolar é fornecido a alunos matriculados em escolas de ensino fundamental, ensino médio ou superior que morem a mais de 1.000 metros da unidade e cuja família tenha renda familiar bruta de até três salários mínimos, no caso de ter um filho com direito ao passe; até quatro salários mínimos para dois filhos com direito ao passe; e até cinco salários mínimos para três filhos ou mais com direito ao passe.

O estudante que tiver dentro das regras prevista na lei do passe escolar tem direito a pagar metade do valor da passagem de ônibus. No ano passado, a Urbs cadastrou cerca de 18 mil alunos.

Categoria: Transporte Coletivo