Comunidade do Boqueirão conhece as obras previstas no Projeto Inter 2

Foto: Levy Ferreira/SMCS

| 31/10/2019

Lideranças comunitárias e empresariais dos quatro bairros que compõem a Regional Boqueirão conheceram, na tarde desta quarta-feira (30/10), o projeto do novo Inter 2, para a inovação do transporte público da cidade, em desenvolvimento pela Prefeitura em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A consulta pública reuniu 118 pessoas no auditório da Rua da Cidadania no Terminal Carmo para assistir à apresentação feita pela equipe técnica do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Os participantes puderam apresentar sugestões por escrito ou encaminhá-las via internet clicando em "Registre a sua opinião aqui" a partir do banner em destaque no site da Prefeitura. O vereador Geovane Fernandes participou da consulta.
Na área de abrangência da Regional Boqueirão, o projeto do Inter 2 prevê a reconstrução do Terminal Hauer; a implantação das estações Xaxim e Salgado Filho; a reestruturação de 24 km de vias e calçadas; a ampliação do viaduto da Rua Francisco Derosso; e a construção do viaduto na Rua José Gomes de Abreu, sobre a Linha Verde, e de uma ponte sobre o Rio Belém, na continuação da Rua Alcino Guanabara, possibilitando um futuro binário com a Rua José Rietmeyer. Outro binário previsto é o da Rua das Carmelitas com Carlos de Laet.
A regional é formada pelos bairros Boqueirão, Xaxim, Alto Boqueirão e Hauer, com área total de 39,81 km², o que equivale a 9,15% do território de Curitiba. A população da regional Boqueirão é de 206,5 mil habitantes, segundo estimativa de 2018 (Ippuc).

Consultas públicas
Nesta quinta-feira (31/10), o projeto será apresentado na Regional de Santa Felicidade com destaque para as intervenções previstas para a região, em consulta pública às 16h, Igreja São José Trabalhador, Rua Major Heitor Guimarães, 1526. O encontro fecha a primeira etapa de consultas públicas. No dia 24, o projeto foi apresentado à comunidade do Cajuru; no dia 29 foi a vez do Portão; e no dia 30, no Boqueirão.
O Projeto Inter 2 terá R$ 534 milhões em investimentos, dos quais R$ 427,2 milhões com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida da Prefeitura de R$ 106,8 milhões. Estão previstas intervenções por toda a cidade, ao longo dos 38 km de percurso das linhas do Ligeirinho Inter 2 e Interbairros II.
Entre as intervenções estão a restruturação de 70km de vias e calçadas, a implantação de 35km de faixas exclusivas, 13 novas estações de embarque e desembarque modernas, climatizadas e autossustentáveis, e novos terminais do Hauer e Campina do Siqueira.