Estações Sebastião Paraná e Petit Carneiro são desativadas para implantação do eixo Sul do Ligeirão

Hully Paiva/SMCS

| 16/1/2023

Urbanização de Curitiba (Urbs) desativa, nessa semana, mais um conjunto de duas estações-tubo no bairro Água Verde devido às obras do Ligeirão Norte-Sul, que terá seu itinerário ampliado, ligando os terminais Santa Cândida e Pinheirinho.

Com o avanço das obras do eixo Sul, foram desativadas, nesta segunda-feira (16/1), as estações-tubo Sebastião Paraná, em ambos os sentidos. Na próxima quarta-feira (18/1). será a vez da estação Petit Carneiro ser interditada, também nos dois sentidos.

A orientação é para que os usuários utilizem as estações mais próximas. No caso da Sebastião Paraná, as estações mais próximas são D.Pedro I e Vital Brasil. No caso da Petit Carneiro, são as estações Silva Jardim e D. Pedro I.

As linhas que terão o trajeto alterado são 202-Cabral/C.Raso; 203-Sta Cândida/C. Raso e 603-Pinheirinho/Rui Barbosa. Foram colocados cartazes nos ônibus com informações sobre a mudança.

A obra para ampliar o trajeto do ligeirão Norte-Sul vai da Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal do Pinheirinho, e abrange 26 estações-tubo que estão sendo remodeladas e desalinhadas, em lotes de obras.

Já foram requalificadas e voltaram a operar 16 estações estações-tubo: Dom Pedro I, José Bettega, Ouro Verde, Morretes, Silva Jardim, Hospital do Trabalhador, Vital Brasil e Carlos Dietzsch, todas nos dois sentidos. Além da Sebastião Paraná e da Petit Carneiro, estão em obras as estações Itajubá, Santa Regina e Pedro Gusso.

Enquanto as estações são desativadas para serem remodeladas, desalinhadas e o pavimento alargado e requalificado, as estações subsequentes permanecem funcionando normalmente.

Menor tempo de viagem

As obras permitirão tornar mais rápida a viagem dos passageiros que fizerem a rota completa do Ligeirão Norte-Sul. Hoje, o Ligeirão parte do Terminal Santa Cândida e vai até a região da Praça do Japão, no Água Verde.

Após a conclusão das obras, a rota será estendida até o Pinheirinho e o tempo de viagem que hoje é de 66 minutos será feito em 50 minutos, ou seja, um ganho de 16 minutos por viagem.