Fabricante chinesa de ônibus estuda fazer testes em Curitiba

Divulgação/Ippuc

| 13/1/2023

A Zhongtong Bus, uma das principais fabricantes de ônibus da China, estuda iniciar testes de ônibus elétricos em Curitiba. O interesse dos chineses em participar do projeto de mudança de matriz energética do transporte da capital paranaense foi manifestado, nesta sexta-feira (13/1), em reunião no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

No instituto, o diretor da Zhongtong Bus para a América, Cairns Jiang, acompanhado do consultor Darcy Itiberê Neto, da empresa All Mobility, foram recebidos pelo presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur; a diretora de Investimentos do Instituto, Ana Cristina Jayme e o coordenador da Unidade de Planejamento do Transporte Coletivo de Curitiba na Urbs, Alex Debortoli. Na reunião foi apresentado o planejamento da cidade para a eletromobilidade, ancorado nos projetos do Novo Inter 2 e do BRT Leste-Oeste, e apontadas as demandas relacionadas ao volume de passageiros transportados e modelos de veículos para testes.

“De longe foi o melhor trabalho que já vi, superando até o de Bogotá. Vocês estão à frente”, disse Cairns Jiang ao conhecer o planejamento de Curitiba para a eletromobilidade.

“Acreditamos que podemos ajudar Curitiba com a demanda por ônibus e também com sistemas de gerenciamento de cada veículo via wireless e GPS e câmeras que possibilitam mensurar o volume de passageiros e controlar a frota”, completou o diretor da a Zhongtong Bus para a América.

Com ônibus elétrico na rua, Curitiba avalia novas tecnologias em eletromobilidade
Ônibus elétricos na Rede Integrada são requisitos dos projetos estruturantes de mobilidade
Prefeitura lança chamamento público para testes operacionais de ônibus elétricos

Testes

A Zhongtong Bus conta com modelos de ônibus elétricos circulando no Chile, México, Paraguai, Argentina e nos Estados Unidos. Fundada em 1958 como Fábrica e Reparo de Veículos Liaocheng, a empresa é uma das pioneiras em veículos de transporte público da China, tendo iniciado a produção de ônibus em 1971.

Segundo Jiang, a Zhongtong Bus desenvolveu ônibus elétricos já em 2003 e, em 2008, entregaram uma frota de veículos para atender às Olimpíadas de Pequim. Para o Brasil, estudam a instalação de uma planta industrial para atender ao mercado local.

“O modelo de ônibus articulado elétrico que funciona no México parece ser compatível com o nosso sistema, dependendo de pequenos ajustes. Vamos dar sequência aos estudos para poder testar os veículos em Curitiba”, ressaltou o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur.

O veículo que pode vir a ser testado por aqui tem 18 metros de comprimento e embarque e desembarque compatível com as estações-tubo.

Para participar dos testes de eletromobilidade de Curitiba, os representantes da Zhongtong Bus têm que apresentar manifestação de interesse com a proposta, até o dia 30/4, no edital de chamamento público da Urbs para Acordo de Cooperação Técnica Visando a Demonstração Operacional de Ônibus Elétricos.