Faixa exclusiva da Rua XV de Novembro entra em operação

Foto: Luiz Costa/SMCS

| 18/6/2014

A faixa exclusiva de ônibus Rua XV de Novembro entrou em operação nesta semana, beneficiando 53 mil passageiros transportados por 12 linhas de ônibus que passam pela via, no trecho entre Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua João Negrão. Nesta quarta-feira (18), o prefeito Gustavo Fruet percorreu a faixa.

Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) estão orientando motoristas e pedestres, ação que será feita durante os próximos 30 dias, explicando como devem ser feitas as conversões na via e que a faixa é de uso exclusivo dos ônibus. Após esse período, a Setran informará o dia no qual a fiscalização passará a ser feita na Rua XV de Novembro.

“A intenção é priorizar o transporte coletivo e seu usuário. Mas não se faz uma mudança desse porte sem mudarmos alguns hábitos, temos que conquistar a cidade. É um processo de compreensão, para o usuário de carro saber que cada vez mais a circulação em algumas áreas será mais calma ou mais lenta”, afirma Fruet.

Segundo o prefeito, é necessário fazer com que o usuário volte a usar o transporte coletivo da cidade. “Depois de oito anos, Curitiba não teve perda de usuários de ônibus. Além da questão da tarifa, temos que garantir um melhor tempo de deslocamento dos ônibus, principalmente nos períodos de pico”, diz. Em 2013, houve um aumento de 2% no número de usuários.

Nos primeiros dias de operação, houve uma grande diminuição nos atrasos dos ônibus que passam pela Rua XV Novembro. Em alguns horários do dia, o atraso chegava a 50 minutos e, atualmente, o atraso máximo foi de 9 minutos nos horários de pico. “Isso permite um ganho para o usuário, que terá um deslocamento com muito mais rapidez. Também temos um ganho ambiental com menos emissão de poluentes dos carros, o que traz maior qualidade de vida para a cidade”, lembra Fruet.

Como vai funcionar

O limite de velocidade nos 2,5 quilômetros da Rua XV de Novembro passa a ser de 50 km/h, tanto para faixa exclusiva como nas outras duas faixas de circulação.

No trecho exclusivo, será permitido apenas o acesso de veículos de moradores nas regiões próximas a garagens de casas e prédios localizados no lado direito da Rua XV de Novembro. Os táxis poderão entrar na faixa exclusiva para levar ou pegar passageiros, mas não poderão estacionar nela – devem entrar em guias rebaixadas existentes e permanecer apenas o tempo necessário para o embarque e desembarque de passageiros.

Para as conversões à direita de veículos, foram criados espaços de 20 metros, localizados um pouco antes do cruzamento e onde haverá uma linha pontilhada separando as faixas, ao invés dos tachões. Os motoristas e motociclistas poderão passar para a faixa exclusiva apenas nesses trechos – respeitando o fluxo dos ônibus, que têm a preferência –, para depois fazer a conversão à direita.

Em quatro cruzamentos da Rua XV de Novembro, os ônibus terão de fazer uma conversão à esquerda: com as ruas Padre Germano Mayer, Almirante Tamandaré, Tibagi e João Negrão. Próximos a esses cruzamentos, foram criados outros espaços de 20 metros (também demarcados com linha pontilhada, ao invés dos tachões) para a saída dos ônibus da faixa exclusiva. Os demais veículos devem dar preferência para a conversão à esquerda dos ônibus. Todas as conversões e preferências serão sinalizadas com placas.

As linhas que utilizarão a faixa exclusiva são: Jardim Social/Batel; Rua XV/Barigui; Detran/Vicente Machado; Capão da Imbuia/Parque Barigui; Higienópolis; Tarumã; Alto Tarumã; Sagrado Coração; Pinhais/Guadalupe; Interhospitais; Curitiba/Piraquara (parador) e Curitiba/Piraquara (direto).

O número de vagas de estacionamento será ampliado nas ruas transversais da Rua XV de Novembro, as quais passarão a ter o Estacionamento Regulamentado (EstaR) nos próximos 40 dias. Estão sendo criados remansos na Rua XV de Novembro, sem comprometimento das calçadas.

Passageiros sentem diferença com prioridade ao transporte coletivo