TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Feira terá oportunidades de emprego para pessoas com deficiência


Foto: Divulgação

| 23/11/2021

O mês de dezembro vai começar com novas oportunidades de emprego para pessoas com deficiência que moram em Curitiba e região. No dia 3 de dezembro, o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba vai promover a Feira de Empregabilidade para Pessoa com Deficiência.

A feira será presencial, das 9h às 15h, na sede do departamento, na Rua Schiller, 159, Cristo Rei. O evento vai marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, e faz parte da programação da Prefeitura para destacar a data inclusiva.

O atendimento das pessoas com deficiência será feito por ordem de chegada. A feira terá a participação de 15 empresas e também de uma equipe do Sistema Nacional do Emprego (Sine). As vagas de trabalho oferecidas serão somente para pessoas com deficiência. Serão distribuídas senhas para o atendimento do Sine.

Entre as vagas de emprego que estarão disponíveis estão a de analista de sistemas, analista de telemarketing, auxiliar de limpeza, auxiliar de produção, auxiliar financeiro. Uma equipe da FAS Trabalho também vai participar da Feira de Empregabilidade e fará o cadastro para o programa Aprendiz, além de dar informações sobre o programa Liceu de Ofícios.

As 15 empresas participantes da feira irão fazer entrevistas e receber os currículos dos candidatos. A organização da Feira de Empregabilidade para Pessoa com Deficiência é do Setor de Apoio à Empregabilidade do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Durante toda a feira, as intérpretes da Central de Libras vão ajudar na acessibilidade das informações para os deficientes auditivos.

Fórum Metropolitano

Além da Feira de Empregabilidade, no dia 2 de dezembro o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência vai promover o Fórum Metropolitano dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A reunião será on-line, das 9h às 12h, pela plataforma Zoom. O tema do fórum é “Pessoa com deficiência em situação de risco”.

O convite de participação foi enviado para as outras 28 cidades que compõem a Região Metropolitana de Curitiba. Representantes do Ministério Público do Paraná também vão participar.

“Vamos discutir como as cidades têm atendido casos de vulnerabilidade de pessoas com deficiência. A ideia é construirmos redes de atendimento entre as cidades”, explicou a coordenadora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Fernanda Primo.

Além do departamento, a Prefeitura de Curitiba também vai participar do fórum com representantes das secretarias municipais da Educação e Saúde e da Fundação de Ação Social (FAS), que compõem a Rede de Atendimento Psicossocial.

Cultura

Ainda como parte da programação referente ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no dia 1º de dezembro será lançado o clipe musical da cantora e compositora Amanda Lyra. A artista tem atrofia muscular espinhal do tipo 3 e todas as pessoas que aparecem no clipe também têm deficiência.

O Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência vai apoiar o evento de lançamento do clipe “Sem reclamar”, que foi gravado e produzido com verba da Lei Aldir Blanc.

Ao longo da semana do dia 3 de dezembro, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD) vai divulgar vídeos nas redes sociais falando sobre pessoas com deficiência.

Serviço: Feira de Empregabilidade para Pessoa com Deficiência

Data: 3 de dezembro
Horário: das 9h às 15h
Local: Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Rua Schiller, 159, Cristo Rei)

Categoria: Outros