Guarda Municipal deflagra operação no transporte coletivo

Foto: Cesar Brustolin/SMCS

| 12/5/2021

Vinte e duas pessoas que entraram em ônibus da linha Alferes Poli sem pagar a passagem foram abordadas pela Guarda Municipal no fim da tarde desta terça-feira (11/5). A Patrulha do Transporte Coletivo, deflagrada desta vez por guardas do núcleo Matriz, encontrou um simulacro de arma de fogo (arma de brinquedo) embaixo de um dos bancos do ônibus.

Três pessoas foram conduzidas à Central de Flagrantes da Polícia Civil por porte de drogas. Dois jovens, de 21 e de 24 anos, são argentinos. O terceiro indivíduo levado à delegacia tem 29 anos. Com os três, 16 pequenas embalagens de maconha foram encontradas. Os demais foram liberados para continuar o caminho a pé.

“Continuaremos monitorando este problema recorrente em algumas linhas para atuarmos sempre que for necessário, em apoio à Urbs”, afirma o comandante da Guarda Municipal, inspetor Carlos Celso dos Santos Junior.

A Guarda Municipal desenvolve um trabalho específico para inibir diversos tipos de delitos por meio da Patrulha do Transporte Coletivo. Equipes fazem rondas, mantêm presença em estações-tubo e terminais e fazem operações estratégicas que incluem abordagem a pessoas dentro dos ônibus.

Também são atendidas situações de repressão a danos, tentativas de invasão e roubos e aquelas relacionadas à importunação sexual dentro de ônibus, com a condução dos suspeitos à delegacia, após acionamento da vítima ou de testemunhas, pelo telefone de emergência 153 da Guarda Municipal.

Acionamento

O cidadão pode contribuir repassando situações de delito no transporte coletivo para a Guarda Municipal, por meio do telefone 153. A ligação é atendida 24 horas por dia por um dos profissionais do Centro de Operações da Guarda Municipal.

Colher informações básicas, como a cor da roupa, óculos ou bonés, ajudam na identificação posterior. A partir da ligação é possível deslocar uma equipe da Guarda Municipal em trabalho de rua que estiver mais próxima do endereço para averiguação de uma situação de delito em flagrante e fazer abordagens a pessoas suspeitas.